Aplicativo catarinense vai ajudar surdos a pedirem socorro pelo celular

A dificuldade de uma pessoa surda para pedir ajuda aos bombeiros ou chamar uma ambulância por telefone para um parente que sofre convulsões serviu de ideia para a equipe Hacksoft criar o aplicativo “SOSurdo”, que permite que o deficiente auditivo solicite socorro pelo smartphone, sem ter que contar com o auxílio de outras pessoas. Por meio de toques na tela, é possível acionar centrais de emergência de forma rápida e simplificada. A proposta foi a primeira colocada do Hackathon #DesenvolveSC, evento patrocinado pela Teltec Solutions, que reuniu desenvolvedores numa maratona de programação em Florianópolis.

A promoção do Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (CIASC), Universidade Federal (UFSC) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (FAPESC) serviu para fomentar o desenvolvimento de soluções que aproximem o poder público da população catarinense.

O diretor de Tecnologia da Teltec, Rafael Araújo, um dos jurados do evento, disse  que o Hackathon #DesenvolveSC permite ao governo se engajar num processo que era quase exclusivo da iniciativa privada. “Quem costuma ter uma postura mais inovadora e fomentar a criação de soluções são as empresas e as associações do setor. É fundamental que propostas como a deste evento sejam cada vez mais trabalhadas, até porque temos pólos importantes para o desenvolvimento de softwares no Estado como Florianópolis, Joinville e Blumenau. A aproximação entre eles e os governos beneficia a relação das matrizes econômicas catarinenses com a tecnologia”, avalia.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários