segunda-feira, dezembro 9, 2024
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Acessibilidade e segurança: interação de pessoas com deficiência visual com a tecnologia de biometria facial

por Danilo Barsotti
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Nos últimos anos, houve um avanço considerável em inovações tecnológicas voltadas para a acessibilidade. Para pessoas com deficiência visual, podemos citar exemplos de ferramentas que promovem a inclusão, como softwares de leitura de tela e aplicativos  de suporte em tempo real para reconhecimento de ambientes e objetos. No entanto, essa população ainda enfrenta dificuldades nas etapas de verificação biométrica, que estão presentes nas jornadas do usuário em diversos segmentos.

Baseada em algoritmos que fazem o mapeamento de padrões, o reconhecimento biométrico analisa a geometria facial e considera pontos sutis – como distância entre os olhos, formato da maçã do rosto e outros – para garantir que trata-se de uma face genuína, barrando tentativas de fraudes de identidade com uso de fotos de documentos, máscaras e deepfakes realistas. A acessibilidade dessa tecnologia para pessoas com deficiência visual é essencial, uma vez que são cerca de 7 milhões de brasileiros cegos ou com baixa visão, de acordo com dados de pesquisa do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em aplicativos bancários e de operadoras de saúde, como nas solicitações de reembolsos da Bradesco Saúde e SulAmérica, o fluxo conta com a necessidade de verificação biométrica. Diante desse cenário, a idwall realizou vários testes com pessoas com deficiência visual para coletar informações importantes para o desenvolvimento de um sistema de captura biométrica acessível para essa população.

A ferramenta proprietária agora conta com orientações sonoras sobre posicionamento, enquadramento e distância do rosto, com feedbacks em áudio durante todo o processo. As mudanças fizeram com que o SDK mobile da idwall atendesse o nível A das Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web (WCAG) publicadas pelo Consórcio Mundial da Web (W3C).

A funcionalidade acessível está disponível para todos os mais de 400 clientes da idwall que tiverem interesse, sem custos. O usuário cego ou com baixa visão deve apenas ativar as ferramentas de acessibilidade nativas de dispositivos móveis dos sistemas Android (TalkBack) e iOS (VoiceOver) para aproveitar a novidade.

A acessibilidade das tecnologias visa incluir a população com deficiência visual nas interações digitais, sem barreiras. Ao adaptar a camada de biometria facial para oferecer uma experiência acessível, as empresas estão contribuindo para um melhor ambiente digital, em que todos possam usufruir de serviços e realizar transações de maneira autônoma e segura.

Danilo Barsotti, CTO da idwall.

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