Grupo Fleury anuncia parceria com startup Laura

O Grupo Fleury acaba de fechar parceria com a startup Laura, plataforma de inteligência artificial e tecnologia cognitiva que ajuda a gerenciar os riscos em ambiente hospitalar. O objetivo do acordo é oferecer a tecnologia aos hospitais-cliente da companhia como um diferencial aos serviços já contratados por meio de análises estruturadas dos dados dos pacientes internados e, assim, podendo aumentar a eficiência dos hospitais com um diagnóstico integrado. Atualmente, o Grupo Fleury opera o serviço de coleta e processamento de exames de análises clínicas em 27 hospitais no Brasil.

Implementado ao sistema da operação hospitalar em que as marcas do Grupo Fleury atuam, o Robô Laura é um aliado no gerenciamento de riscos e com foco na saúde dos pacientes. Desenvolvido para ler as informações e analisar os dados dos pacientes, o Robô Laura emite alertas que são encaminhados a cada 3,8 segundos à equipe médica, indicando alterações no quadro clínico dos pacientes e quais correm o risco de sofrer infecção generalizada, por exemplo – também conhecida como sepse. Além disso, a plataforma sinaliza com antecedência outros casos de deterioração clínica, já que por meio da tecnologia é possível reduzir o tempo de espera para inserção de dados de pacientes

De acordo com o Instituto Latino Americano de Sepse (ILAS), estima-se que a sepse atinja 15 a 17 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. No Brasil, são afetadas 600 mil pessoas anualmente, onde a taxa de mortalidade alcança 65%, enquanto a média mundial é de 30% a 40%.

Diante desse cenário, passar a dispor de tecnologia que funciona monitorando dados do prontuário do paciente e informações contidas em um aplicativo da ferramenta, desde os sinais vitais e resultados de exames analisados, pode aumentar a eficiência do atendimento – o que é essencial para salvar a vida de um paciente. A informação de um paciente que requer atenção identificada por meio da tecnologia do Robô Laura é exibida com um alerta e a urgência do caso – como mínima ou máxima – também pode ser visualizada por meio da cor do monitor nos terminais dos hospitais e, se necessário, o robô pode entrar em contato com médicos responsáveis. A equipe do hospital também pode se comunicar com o robô por meio de computadores ou dispositivos móveis e, caso sinta necessidade, pode alertar médicos ou enfermeiras sobre pacientes que precisem de atenção imediata.

O Robô Laura utiliza plataformas de computação cognitiva e machine learning que permitem que ela esteja sempre atualizada, em tempo real, ao aprender de acordo com novas informações e poder se adaptar a novas circunstâncias. Com isso, os profissionais têm acesso a informações para tomarem a melhor decisão possível.

“Desde sua fundação há 93 anos, o Grupo Fleury busca implementar processos e tecnologias mais avançados para garantir a segurança do paciente. Com a parceria, disponibilizamos um olhar analítico e estratégico para os nossos hospitais parceiros, oferecendo suporte de qualidade ao diagnóstico e proporcionando à equipe médica acesso rápido à informação clínica do paciente para mitigar os riscos”, explica a gerente sênior de Negócios B2B do Grupo Fleury, Aline Amorim.

No acordo, o Robô Laura será oferecido aos hospitais-cliente interessados como uma espécie de bônus aos serviços contratados, isto é, a tecnologia passa a fazer parte das operações hospitalares do Grupo Fleury sem custos aos hospitais parceiros, pois estes serão arcados pela companhia junto à startup.

“A parceria com o Grupo Fleury é um passo importante dentro do propósito de levar tecnologia de ponta, acessível e eficiente ao maior número de hospitais e ajudar a salvar vidas”, afirma Cristian Rocha, CEO da startup Laura.

Related posts

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

IA aplicada ao estudo personaliza aprendizado e planejamento para prova de residência médica