Abertta Saúde conquista nota máxima em gestão no IDSS da ANS

A Abertta Saúde, associação de cuidados da saúde dos colaboradores das empresas do Grupo ArcelorMittal no Brasil e de seus dependentes, obteve, pelo quarto ano consecutivo, a nota máxima no Índice de Desempenho de Saúde Suplementar (IDSS), tornando-se a única autogestão a atingir este patamar exigido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre mais de 800 concorrentes.

Para alcançar tal feito, a Abertta Saúde contou com o apoio do Grupo Benner, fornecedor brasileiro de soluções em software e serviços, parceria que já persiste por mais de dez anos. O sistema de gestão Benner Saúde é utilizado atualmente em diversos setores da operadora de saúde, sendo responsável por otimizar em tempo real as operações de contas médicas, auditorias, regulações, autorizações, reembolsos, credenciamentos, obrigações legais e atendimentos.

“Com mais de 80 acessos ao sistema, realizados constantemente por médicos, enfermeiros e analistas, o Benner Saúde promove a saúde digital, ou seja, a melhoria dos processos por meio da tecnologia, permitindo que a operadora monitore o cumprimento das regras de regulação, o processamento das contas, a contabilização, o fluxo financeiro, além da gestão de sinistralidade, essencial para todas as operadoras de planos de saúde”, explica Rodrigo Garcia, head de mercado e produto no Grupo Benner.

Segundo ele, o sistema de gestão de saúde possibilitou que a Abertta Saúde se mantivesse em compliance com todas as normas regulatórias da ANS e obtivesse aprovação máxima nos quatro pilares do IDSS, relacionados a qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade no mercado e gestão de processos de regulação.

Conforme o diretor de operações em saúde da Abertta Saúde, Werner Duarte Dalla, a estratégia traçada durante o processo para atingir a excelência no IDSS, com o apoio do Grupo Benner e atrelados a processos sólidos internos, gerou uma série de benefícios à operadora, dentre os quais destaca-se a acreditação nível ouro na Resolução Normativa (RN) 452 da ANS (antiga RN 277), com uma pontuação histórica de 99,7% de aderência à norma, a qual refere-se à qualificação os prestadores de serviço, aprimoramento dos processos de gestão e conhecimento do próprio negócio.

Além disso, para o diretor, a centralização de informações e análises mais rápidas e eficientes permitiu que a Abertta Saúde direcionasse o foco para o que realmente importa: seus clientes, que atualmente são mais de 44 mil. “A automação dos processos como meio de qualificar a informação gerada reduziu o tempo operacional e suportou com dados confiáveis as tomadas de decisão na operadora, garantindo maior transparência no fluxo de informações e gestão de beneficiários, colaboradores, rede credenciada e orçamento”, ratifica.

De acordo com Duarte Dalla, o principal ponto dessa trajetória de conquistas é a constância na prestação de serviços. “O que ocorre no dia a dia da organização é o fator que promove a cultura de qualidade, de foco no cliente e gera os resultados positivos de gestão”, afirma.

Dessa forma, o executivo acredita que o sistema de gestão de saúde do Grupo Benner ainda contribuirá em grande escala para as operações da Abertta Saúde, uma vez que facilita a execução da estratégia da empresa, organizando e automatizando processos de forma a trazer cada vez mais agilidade e simplicidade na prestação de serviços, permitindo a evolução da operadora.

“Quanto mais flexível, fácil e abrangente for o sistema, como é o caso do Benner Saúde, menos tempo gastamos com parametrizações e ajustes e mais tempo concentramos para termos o foco nas necessidades dos usuários e desenvolvermos soluções que agreguem valor e diferenciem a operadora junto ao beneficiário. Hoje, o sistema da Benner é fundamental para o nosso cumprimento das obrigações legais junto a ANS e seguirá sendo um facilitador para regulamentações essenciais como a de gestão do acesso, registro de produtos, ressarcimento ao SUS e envio de informações legais”, destaca Duarte Dalla.

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