Prefeitura de Blumenau disponibiliza aplicativo do SUS com Inteligência Artificial

Após informatizar toda a rede municipal de saúde, composta por 90 unidades, a Prefeitura de Blumenau dá mais um importante passo na automatização de seus processos com o lançamento do Pronto Mobile, um aplicativo desenvolvido para smartphone que visa facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde.

Baseado na plataforma de Inteligência Artificial da GeneXus, fornecida pela BXT (Business XtremeTechnologies), o aplicativo permite aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) do município o acesso a diversas informações, tais como prontuário, prescrições, histórico de vacinas, mapeamento das unidades de saúde e, futuramente, a possibilidade de agendamento de consultas eletivas médicas e odontológicas.

O desenvolvimento da aplicação levou apenas 25 dias. Isso porque a plataforma da GeneXus simplificou e automatizou a criação do aplicativo baseado em algoritmos de Inteligência Artificial. “Em vez de se preocupar com a solução técnica, ou seja, como programar o aplicativo, os desenvolvedores puderam se concentrar na solução para o problema, focando no que precisava ser programado com base no conhecimento de negócios que já possuem”, explica o diretor da BXT, Reginaldo José Schollemberg.

A escolha do GeneXus pela Prefeitura se deu pela produtividade oferecida e pela abstração da tecnologia. “Nós pensamos negócio. Nos manter atualizados tecnologicamente é função do GeneXus e não nos preocupamos com isso. Para nós, o Genexus representa padronização, eficiência e agilidade, em especial, na geração de aplicativos para a oferta de novos serviços ao cidadão blumenauense”, ressalta o diretor de Sistemas da Prefeitura de Blumenau, Julio Cezar Siliva.

Desde o último dia 11 de abril, o app já está disponível para download em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS nas respectivas lojas de aplicativos. Os usuários da rede municipal de saúde precisam estar com o cadastro atualizado em suas unidades básicas de referência para ingressar na plataforma. Na tela inicial, o Pronto Mobile solicitará o CPF, o município e a data de nascimento para login, além de um e-mail que será cadastrado durante o primeiro acesso.

O aplicativo poderá ser baixado por todos os usuários do SUS de Blumenau. Inicialmente, a funcionalidade de agendamento de consultas terá acesso restrito apenas para o Ambulatório Geral (usuários do AG da Escola Agrícola estarão habilitados para essa opção).

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Parcerias público-privada podem garantir sustentabilidade do SUS

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde