Hospital Sírio-Libanês lança fundo patrimonial que visa arrecadar R$ 100 milhões

O Hospital Sírio-Libanês acaba de anunciar a criação de um fundo patrimonial, ou endowment, que visa arrecadar R$ 100 milhões até 2027. Batizado de Fundo Patrimonial Sírio-Libanês (SL Health & Science Endowment Fund), a iniciativa da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, que acaba de completar um século desde a sua fundação, faz parte, segundo a instituição, da jornada de construção dos próximos cem anos, reforçando o seu papel social, suas linhas de ensino, pesquisa e excelência médica, que sempre permearam a assistência à saúde.

Será o primeiro fundo patrimonial com foco em ciência e saúde após a nova regulamentação brasileira. “O endowment é um instrumento que contribuirá para a perenidade da instituição, com o propósito de seguirmos como referência na área de saúde, ensino e pesquisa, aliada à tecnologia, inovação e filantropia”, diz Paulo Nigro, CEO do Hospital Sírio-Libanês. “Temos um planejamento estratégico robusto, de longo prazo, que trará maior agilidade na implementação de novos serviços e produtos, que vai acelerar nosso processo de transformação e que nos guiará rumo aos próximos 100 anos.”

O fundo patrimonial ajudará nas estratégias de médio e longo prazo da instituição. O Sírio-Libanês hoje faz a gestão de leitos públicos, por meio do seu Instituto de Responsabilidade Social, e privados, nas unidades de São Paulo e Brasília, além de atuar em todo o país com projetos de apoio ao desenvolvimento institucional do Sistema Único de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde.

O fundo apoiará as ações de ensino e pesquisa da instituição, focando no aprimoramento profissional de médicos, profissionais de saúde e gestores da área, além de estimular a investigação científica, atuando como um centro difusor do conhecimento relacionado às boas práticas na saúde. Hoje, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa transforma conhecimento em cuidado de pacientes de forma humanizada e balizada em um padrão de excelência médica reconhecido pelo mercado. Trata-se de um dos mais importantes centros de conhecimento do Brasil, que aumentou sua produção científica em 57,6% entre os anos de 2019 e 2020, com um total de 271 artigos médicos publicados em revistas indexadas. Em 2021, foram 405 trabalhos publicados. Desde 2000, o Sírio-Libanês foi citado em mais de 50 mil estudos e artigos científicos, entre as revistas médicas mais conceituadas do mundo.

O Sírio-Libanês é reconhecido pelo seu pioneirismo em novas tecnologias, como o uso de robôs e técnicas inovadoras na prática médica, e pela vanguarda no desenvolvimento de protocolos clínicos elaborados com base no desenvolvimento do conhecimento científico, como a criação do teste HSL-500, que analisa o painel molecular de pacientes oncológicos, e do teste de PCR para covid-19 na saliva.

Segundo o CEO, o fundo patrimonial contribuirá para a ampliação e manutenção do Sírio-Libanês como um centro de inovação e qualidade, com alta tecnologia, que preza pela humanização do atendimento, o pioneirismo e a excelência, que conta com um forte corpo clínico multidisciplinar e com tecnologias de última geração.  Esse trabalho inclui ampliar ainda mais os programas de medicina preventiva, atendimento médico de urgência e emergência, internações terapêuticas de alta complexidade e reabilitação. Para isso, o fundo apoiará também a ampliação da prestação de serviços com foco em linhas de cuidado para a promoção da saúde e bem-estar, alinhado ao novo posicionamento do Hospital Sírio-Libanês, de vida plena e digna. Fomentará também novas tecnologias nas áreas médico-assistenciais desenvolvidas em parceria com o mercado, como startups, e projetos de transformação digital da instituição, gerando uma atenção à saúde mais preditiva e efetiva.

A linha de financiamento será usada ainda para a ampliação do trabalho social do Hospital Sírio-Libanês, que conta hoje com programas filantrópicos. Como, por exemplo, os ambulatórios de filantropia de ultrassonografia, pediatria e câncer de mama, que atendem gratuitamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Outro programa filantrópico da instituição é o Abrace seu Bairro, que dá assistência aos moradores do entorno da sede de São Paulo, abrangendo os bairros da Bela Vista, Consolação e República. Em 19 anos, o projeto atendeu mais de 10 mil famílias, cerca de 27 mil pessoas. “As doações vão financiar projetos relacionados à promoção da saúde, qualificação profissional e melhoria da qualidade de vida de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social”, diz Denise Jafet, presidente do Conselho de Administração da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.

O endowment é uma ferramenta já consolidada mundialmente e uma importante forma de financiamento para a sociedade civil. Ele funciona de forma que o montante arrecadado pelo fundo seja investido e o rendimento seja usado para fomentar as iniciativas propostas pela instituição. São ativações de médio e longo prazo capazes de acelerar e viabilizar a realização de projetos específicos ao objetivo do fundo patrimonial. O Hospital Sírio-Libanês é uma instituição filantrópica. Para a criação deste fundo, foi implementado um modelo que segue os mais altos padrões de governança e transparência e em total acordo à Lei 13.800/2019.

O Sírio-Libanês montou uma equipe profissional para captação de recursos e gestão do fundo, com doadores nacionais e internacionais, comprometidos com um desejo de atuar ativamente em ações que melhorem os serviços assistenciais e ampliem práticas de promoção da saúde. “Na sua essência, esse projeto é um importante passo para a perenidade da instituição e vai ao encontro do nosso compromisso com a saúde para com toda a população brasileira”, conclui Denise.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários