A Oracle fez alguns novos anúncios durante evento da empresa em Las Vegas na semana passada em torno de seu registro eletrônico de saúde Cerner, incluindo o de uma nova integração de inteligência artificial (IA). A nova tecnologia Oracle Clinical Digital Assistant destina-se a ajudar os profissionais de saúde a usar IA generativa e comandos de voz para reduzir o trabalho manual e a carga de documentação, diz a empresa, permitindo que se concentrem mais no atendimento ao paciente.
A IA generativa por trás do Oracle Clinical Digital Assistant destina-se a melhorar a experiência de registro eletrônico de saúde (EHR) dos médicos, ajudando os a dar toda a atenção aos pacientes enquanto simplificam as tarefas administrativas.
A ferramenta multimodal baseada em voz e tela “participa da consulta”, segundo a Oracle, para automatizar anotações e propor “próximas ações sensíveis ao contexto”, como pedir medicamentos ou agendar laboratórios e acompanhamentos.
Os profissionais podem usar a ferramenta — que estará disponível nos próximos 12 meses, segundo a empresa — para acessar verbalmente elementos do registro de EHR de um paciente durante uma consulta, evitando a necessidade de interações “multimenu, multi-step” com o software.
Do lado do paciente, os recursos de processamento de linguagem natural (NLP, na sigla em inglês) da ferramenta facilitarão o uso da voz para marcar consultas, fazer perguntas de cobrança, verificar suas próprias informações pessoais de saúde e fazer perguntas sobre seus cuidados médicos e tratamento, de acordo com a Oracle.
Os profissionais de saúde também podem usá-lo para enviar informações e lembretes aos pacientes por meio de bate-papo na web incorporado em seu portal do paciente.
Outras novidades feitas na segunda-feira na conferência da Oracle incluem novos recursos de análise específicos de saúde para o Oracle Fusion Cloud Applications Suite, projetados para ajudar os sistemas de saúde a obter novos insights financeiros e construir cadeias de suprimentos mais fortes à medida que melhoram sua prestação de cuidados.
A empresa também revelou novos recursos de gerenciamento de força de trabalho para sua ferramenta Oracle Fusion Cloud Human Capital Management, com o objetivo de ajudar as organizações de saúde a se adaptarem às mudanças nos mercados de trabalho e melhor atrair e reter trabalhadores para atender às expectativas dos consumidores.
Tem sido um momento de mudança e evolução na Oracle Health mais de um ano desde que sua aquisição histórica de US$ 28 bilhões da Cerner foi finalizada em junho de 2022. Desde então, a empresa fechou duas grandes operações, realizou várias demissões e vendeu algumas partes da empresa.
O foco da Oracle tem sido a interoperabilidade e a inovação para seus produtos de saúde, já que o CEO Larry Ellison anunciou grandes planos para um banco de dados HER nacional para enfrentar os desafios da fragmentação de dados.
A empresa renegociou seu acordo com o Department of Veterans Affairs, que cuida de assuntos dos veteranos e há esperanças de que possa ser retomado até o próximo ano. Ainda assim, mesmo tendo adicionado novos clientes internacionais, recentemente perdeu dois grandes clientes nos EUA., enquanto outros expressaram preocupações sobre os planos de avanço da empresa.
“O EHR deve ser o melhor aliado do provedor para oferecer cuidados envolventes e personalizados aos pacientes que atendem”, disse Suhas Uliyar, vice-presidente sênior de gerenciamento de produtos da Oracle Health. “Ao trazer recursos abrangentes de IA generativa e voz em primeiro lugar para nossas plataformas de EHR, não estamos apenas ajudando os provedores a reduzir o trabalho mundano que leva ao esgotamento, mas também os capacitamos a criar melhores interações com os pacientes que estabelecem confiança, criam lealdade e entregam melhores resultados.”