Startups acelerada pela Samsung realiza exames de retina com pronto diagnóstico em localidades remotas

Encontrar soluções que proporcionem tratamentos pioneiros para salvar vidas, principalmente em populações de baixa renda, é um dos desafios da Phelcom Technologies, startup de São Carlos, interior de São Paulo, que passou pela segunda edição do Samsung Creative Startups. Na participação da empresa no Batch#2 do programa, foi desenvolvida uma ferramenta capaz de otimizar processos por meio da inovação tecnológica, o Eyer.

Aprimorado pela Phelcom Technologies em 2017 no Creative Startups, iniciativa que é um dos pilares de atuação da Samsung nas áreas de inovação, responsabilidade social e capacitação de pessoas, o Eyer funciona acoplado a um smartphone, realizando exames de retina de alta qualidade, em poucos minutos, sem a necessidade de dilatação da pupila. As imagens podem ser coletadas por um enfermeiro ou uma pessoa treinada e os dados são disponibilizados automaticamente na plataforma on-line EyerCloud, permitindo que o diagnóstico seja realizado por um médico localizado em qualquer lugar do mundo, dando escala às consultas.

O Eyer é uma solução única, inclusive por ser móvel. No método tradicional, o paciente tem de ir a um consultório oftalmológico e o mesmo exame só poderia ser feito com um equipamento maior e fixo, tornando todo o processo muito mais difícil e oneroso.

É importante ressaltar que a prevenção da cegueira irreversível começa com exames de retina de alta qualidade, que também podem prevenir retinopatias diabéticas e da prematuridade (exame de fundo de olho na 4ª semana de vida do bebê) e retinoblastoma (tumor mais frequente que acomete os olhos até os cinco anos de idade), detectar descolamento de retina e fazer o monitoramento de glaucoma e o diagnóstico precoce e acompanhamento de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

“Detectamos na Phelcom Technologies o potencial de transformar a sociedade com uma tecnologia capaz de quebrar barreiras, como fica provado ao possibilitar a realização de exames em escala, respeitando o distanciamento social. A Samsung tem a inovação no DNA e, por isso, incentiva a criatividade por meio da tecnologia. É o que torna o Creative Startups um caso de sucesso em escala nacional, capacitando startups para que busquem soluções que melhoram a sociedade”, declarou Paulo Quirino, Coordenador Nacional do Programa Creative Startups na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina