ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

A Clinia, startup que utiliza inteligência artificial para gestão e automação da jornada do paciente junto a clínicas da área de saúde, acaba de anunciar a captação de R$ 2 milhões. A rodada pré-Seed foi realizada pela ABSeed Ventures, venture capital focado em negócios SaaS B2B, e marca o primeiro investimento do Seed 3, fundo lançado pela casa em maio deste ano.

Fundada em 2021, a startup tem a sua frente Leonardo Bork e Artur Rossi, ambos cientistas da computação de Porto Alegre. A ideia para o negócio surgiu de uma dor pessoal de um dos fundadores, que na época, tinha dois familiares próximos atravessando um tratamento de câncer.

“Nas interações com as clínicas via telefone e WhatsApp, sentíamos que faltava clareza sobre os procedimentos e contextualizações sobre as etapas do tratamento, tanto as que estavam vivenciando quanto as que estavam por vir. Parecia não ter um acompanhamento de perto e, até por isso, essas trocas eram extremamente demoradas, pouco eficientes”, diz Bork, CEO da startup.

Uma vez identificada a oportunidade de mercado, o foco se voltou para o desenvolvimento de uma solução tecnológica que resolvesse essa dor. Hoje a Clinia oferece uma ferramenta completa de atendimento a pacientes, conectada não só a canais como WhatsApp e Instagram, mas também aos sistemas de gestão comumente usados pelas clínicas que atende. O suporte aos pacientes tem início antes mesmo do agendamento, assim que estabelecido o primeiro contato, e segue ativo até o pós – pós-consulta, pós-procedimento ou mesmo pós-cirúrgico.

“Muitas clínicas perdem oportunidades de gerar receita e proporcionar um atendimento de qualidade nesse período, que vai além da consulta em si. Nossa agente de IA cuida dessa parte, mantendo o paciente informado, trazendo orientações e garantindo um acompanhamento próximo”, completa Bork.

Por meio da integração com os dados do paciente, a IA da Clinia é capaz de identificar em qual etapa da jornada cada pessoa está, conseguindo deliberar sobre os próximos agendamentos e tirando eventuais dúvidas que possam surgir. Em breve, a agente fará contatos de forma proativa, questionando os pacientes sobre a experiência que tiveram na clínica e orientando-os sempre que houver próximos passos.

“O produto da Clinia atende a um segmento específico, mas gigantesco. Não à toa, conseguiram em pouco tempo conquistar uma boa carteira de clientes, chamando a atenção de grandes players desse mercado”, afirma Marcelo Hoffmann, partner da ABSeed. “Chegamos para ajudá-los com a estratégia de go-to-market, o que deve se refletir em taxas de crescimento sólidas do negócio”, reforça o investidor.

Atualmente, a startup possui em seu portfólio cerca de 150 marcas e mais de 300 clínicas. Há tanto grandes redes como Unimed, Clínica da Cidade e Orthodontic, quanto clínicas de oncologia e de imagem, tais como o Instituto Oncológico DeVita e a Radi-imagem.

No último ano, a receita da startup cresceu mais de quatro vezes, tendo apresentado um aumento médio de cerca de 15% a cada mês. Os recursos da rodada serão investidos, primordialmente, em produto e em pessoas. “Queremos fazer contratações importantes de Growth & Vendas para aumentarmos a entrada no topo do funil e acelerarmos a expansão”, diz o CEO.

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