Grupo Farma Conde adota tecnologia de hiperconvergência e mira na expansão dos negócios

Com objetivo de preparar ambiente tecnológico para a expansão dos negócios, o Grupo Farma Conde adota tecnologias de nuvem privada e  hiperconvergência da Nutanix pelas mãos da integradora ST3Tailor e ganha escalabilidade e alta performance da infraestrutura tecnológica. O Grupo conta hoje com quase sete mil funcionários, distribuídos nas cerca de 120 cidades em que atua, com 400 lojas, quatro laboratórios, dois Centros de Distribuição, seis supermercados e atende cerca de 2,5 milhões de pessoas.

Um dos principais objetivos da área de tecnologia do Grupo Farma Conde foi promover a descentralização de forma coordenada das unidades, ou seja, reduzir a dependência da matriz para que – em caso de uma possível falha – as demais unidades não fossem impactadas, operando de forma independente, com link próprio e servidores para não haver nenhum tipo de paralisação nas vendas. Nesse sentido, o Grupo adotou ao longo dos anos o modelo on-premises (infraestrutura tecnológica local) em suas unidades – surgindo com esse movimento a necessidade de melhorar a performance do ERP e softwares específicos de atendimento no Varejo farmacêutico.

De acordo com Alexandre Rosati, diretor de Tecnologia e Inovação do Grupo Farma Conde, o varejo farmacêutico é extremamente regulado e deve seguir inúmeras regras de segurança, compliance e governança. Por isso, a infraestrutura tecnológica deve também atender a essas exigências com alta performance.

“Quando entrei na Farma Conde há sete anos, tínhamos 138 lojas, dois supermercados e um Centro de Distribuição. Atualmente nosso Grupo cresceu substancialmente e seguimos em forte expansão. Para crescer nossa infraestrutura on-premises nesse ritmo acelerado teríamos que implementar data centers para suportar todo ambiente. Neste ano, fizemos um estudo de mercado e escolhemos a tecnologia de hiperconvergência da Nutanix a fim de nos apoiar rumo à Transformação Digital e à migração para a nuvem de forma planejada, ponderada e totalmente estruturada”, relata o diretor.

Segundo Rosati, a opção pela Nutanix foi baseada principalmente em sua sólida operação no Brasil com equipe de suporte pós-venda, além da tecnologia inovadora que permitiu ao Grupo a possibilidade de expansão nos negócios, por meio de elasticidade e escalabilidade da capacidade de TI, amplo poder de armazenamento e processamento dos dados e aplicações, além de alta performance na ponta (ou seja, nas lojas e demais unidades).

“Adquirimos a plataforma de software com a solução NCI – Nutanix Cloud Infrastructure e temos como infraestrutura de hardware, equipamentos Lenovo. Também utilizamos os provedores de nuvem AWS e Azure para compor todo o ambiente de tecnologia”, relata o diretor do Grupo.

A implementação do projeto com a Nutanix e a integradora ST3Tailor foi concluída em setembro deste ano, apenas três meses após a aquisição da plataforma. “Nosso planejamento oficial previa seis meses, mas pela facilidade da tecnologia e excelente integração das equipes da Farma Conde, da ST3 e Nutanix, conseguimos encurtar o prazo pela metade”, comemora Rosati.

“Ficamos extremamente felizes com o sucesso do Grupo Farma Conde, que atualizou sua infraestrutura tecnológica num prazo excepcional de três meses e, acima de tudo, adotou uma visão pioneira, primando pela escalabilidade e elasticidade do ambiente tecnológico com objetivo de suportar intenso ritmo de crescimento dos negócios”, comenta Leonel Oliveira, diretor-geral da Nutanix no Brasil.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários