Não é incomum clínicas, hospitais e consultórios médicos se depararem diariamente com o não comparecimento de pacientes ao atendimento, situação que consome entre 20% e 30% dos recursos na gestão assistencial. Diante disso, muitas instituições de saúde têm lançado mão da tecnologia para reduzir as faltas ao atendimento e os problemas que afetam a rotina administrativa das empresas e geram custos adicionais.
Uma das tecnologias usadas para confirmação de presença em consultas e exames é o sistema de confirmationCALL, que é utilizado por cerca de dez Unimeds de todo país. A Unimed Litoral, em Santa Catarina, por exemplo, viu aumentar de 36% para 90% a taxa de confirmação de pacientes nas consultas realizadas pelos serviços próprios da cooperativa. “O contato com o cliente passou a ser feito via WhatsApp, o que traz agilidade para tomada de decisões quando ele responde que não poderá comparecer à consulta. Para esses casos, imediatamente encaixamos outro paciente e aproveitamos integralmente a nossa agenda”, conta Davi Pinto, gerente de Atenção Integral à Saúde.
A solução empregada foi desenvolvida pela startup Nina Tecnologia, que também ajudou a Unimed Grande Florianópolis a resolver um problema que representava perda de receita.
Realidade na saúde
Já a Unimed Alto Vale, por exemplo, alguns fatores justificavam a falta de pacientes, sendo o esquecimento e os imprevistos os mais comuns entre eles. A ausência também prejudicava o atendimento médico a outras pessoas que aguardavam disponibilidade para suas consultas ou exames, o que gerava uma longa fila de espera, responsável pelas principais queixas de pacientes e que foi resolvida com a ajuda da startup.
A Unimed Taubaté também passava pelo mesmo problema e automatizou o sistema de confirmação de presença, em março de 2020. Além dela, outras 80 empresas de saúde de todo Brasil também fazem uso do sistema criado pela Nina que, em três anos, já confirmou mais de 10 milhões de exames e consultas para os seus clientes.
Desde que a Unimed Tubarão, outra cooperativa que faz uso de confirmationCALL, passou a adotar o serviço foram realizados cerca de 225 mil confirmações e 30 mil agendamentos convertidos em novas consultas. A cooperativa também percebeu aumento na presença de pacientes e Nina tem evitado que 40% das pessoas faltem às consultas e aos exames, uma média de quatro pacientes a cada dez agendamentos.