A Testes Moleculares, empresa de Biomedicina e Tecnologia do Grupo ETG, acaba de colocar em operação, na cidade de Salvador, um robô que emite luz UV-C para esterilizar ambientes e combater as formas aerossóis da COVID-19. Desenvolvido e já patenteado pela empresa, o protótipo do robô, chamado Theo, será utilizado tanto nas operações da empresa – em seu laboratório de testes moleculares na região metropolitana de Salvador inaugurado no dia 10 de setembro – quanto em serviços de combate à COVID-19 oferecidos ao setor de turismo e de eventos.
O robô Theo já estreia com um projeto bem-sucedido: a esterilização do hotel Gran Stella Maris, em Salvador, cujos 134 quartos, com capacidade para cerca de 400 hóspedes, tiveram todas as suas superfícies e ambientes desinfetados. Ao emitir ondas curtas da luz UV-C e circular pelos locais, o robô neutraliza as formas aerossóis do coronavírus e promove um processo de esterilização absoluta, com todo o processo comandado por meio de aplicativo.
“Com a chegada do Theo, ampliamos nosso arsenal de combate frontal à COVID-19 e demais vírus, amparados fortemente no uso de tecnologias, como Inteligência Artificial e robótica, e também em uma estrutura completa e avançada de laboratório de testes moleculares” conta o CEO da Testes Moleculares e do Grupo ETG, Gabriel Rodrigues.
O robô entra em operação em Salvador no momento em que a empresa inaugura suas instalações no município de Lauro de Freitas, com seu laboratório de testes para COVID-19 pelas metodologias RT-PCR e ELISA. O objetivo é atender a população em programas patrocinados pelas empresas, que poderão promover a testagem gratuita para a comunidade ou para seus colaboradores.
O modelo da Testes Moleculares conta com o sistema drive-thru para coleta dos testes, com resultados divulgados em 24 horas, por aplicativo. Em Lauro de Freitas, o laboratório opera no bairro de Pitangueiras, e os pontos de coleta dos exames serão definidos a partir dos contratos fechados com as empresas.
A decisão de abrir uma unidade na região metropolitana de Salvador insere-se na estratégia de expansão da Testes Moleculares em diversas regiões do País – incluindo Goiás (Anápolis) e Mato Grosso -, e na Bahia, onde o Grupo ETG avalia a possibilidade de instalar sua sede – hoje localizada nos Estados Unidos -, nos próximos meses.
Um importante diferencial é que a Testes Moleculares traz a solução completa que inclui a instalação para coleta dos testes, o laboratório de análises, pessoal especializado, insumos, equipamentos de EPI e tecnologia de ponta, com testes automatizados, robotizados e gerenciados por Inteligência Artificial.
“A nossa proposta é intensificar o uso de tecnologia no setor de Saúde. O Brasil tem profissionais capacitados, mas investe muito pouco em pesquisa e desenvolvimento e em tecnologias que poderiam acelerar novos tratamentos, e também contribuir para a retomada segura das atividades, destacadamente nos setores de hotelaria, turismo e eventos”, destaca Gabriel Rodrigues.
A Testes Moleculares atualmente está à frente do maior programa de testagem pelo método PCR realizado em um único município do País, em Parauapebas, no Pará, que está próximo de alcançar os 100 mil testes, em um programa bem-sucedido de parceria público-privada.
Sobre a Testes Moleculares
Empresa que integra o Grupo ETG, a Testes Moleculares é uma empresa de biomedicina, com perfil científico e que busca a fusão entre Saúde e Tecnologia. Segundo a empresa, ela é a única hoje com capacidade para realizar testes PCR em massa, podendo chegar até a 100 mil testes por dia, em qualquer localidade do País, com precisão de quase 100% nos resultados e entrega no mesmo dia.
Conta com um time de dezenas de especialistas da área de saúde como biologia molecular, saúde pública e infectologia, dirigidos pela Dra. Alexandra Reis, expert em estruturação e desenvolvimento de exames moleculares em laboratório de rotina, Ph.D. em vírus respiratórios pela USP e Pós Doutorada em Biologia Molecular, e que já participou de diversos projetos de saúde, públicos e privados (FINEP), e também do desenvolvimento da solução de combate à Covid-19 da empresa.
Com 10 anos de atuação na área de Biomedicina, a Testes Moledulares foi incorporada pelo grupo ETG – multinacional especializada em Tecnologia e Soluções de produção, com mais de 15 anos de experiência no mercado nacional e internacional. É presidida por Gabriel Rodrigues, empreendedor especializado em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, e também fundador do Grupo ETG.