sexta-feira, abril 19, 2024
Home Inovação Aché inaugura InSPIRe Lab, laboratório de análise de Big Data e IA para acelerar inovação

Aché inaugura InSPIRe Lab, laboratório de análise de Big Data e IA para acelerar inovação

por Redação
0 comentário

O Aché está inaugurando o seu primeiro laboratório voltado exclusivamente para análise de dados em larga escala (Big Data) e inteligência artificial. Instalado no complexo industrial de Guarulhos, em São Paulo, o InSPIRe Lab (In Silico Prediction, Information & Research Lab) atuará por meio da estruturação, integração, análise e predição in silico a partir de grandes volumes de dados científicos (químicos, biológicos e farmacêuticos) de propriedade da empresa ou disponíveis na literatura mundial. O objetivo é gerar novos insights sobre usos terapêuticos de produtos naturais, planejar novas moléculas derivadas e/ou inspiradas por estes, predizer suas propriedades biofarmacêuticas, além de auxiliar o processo de aplicação de tecnologias farmacêuticas inovadoras a moléculas naturais e sintéticas.

O InSPIRE Lab passa a operar com capacidade computacional em nuvem e a contar com cientistas de dados, bioinformatas e químicos computacionais que irão impulsionar os esforços para acelerar a inovação incremental e radical da empresa, além de tornar mais ágeis processos e tomadas de decisão em pesquisa e desenvolvimento (P&D). As ferramentas e algoritmos computacionais contribuirão, por exemplo, para a predição de atividades farmacológicas de moléculas, suas propriedades biofarmacêuticas e físico-químicas, além de perfis farmacocinéticos e toxicidade potencial. Além disso, o InSPIRe Lab irá disponibilizar dados, análises e predições através do uso de inteligência artificial para todas as áreas do Aché por meio de plataformas analíticas já implementadas, visando fomentar a inovação dentro da empresa.

Segundo Cristiano Guimarães, Diretor de Inovação Radical, responsável pelo projeto, a iniciativa ampliará a capacidade tecnológica do Aché em P&D: “Com o InSPIRe Lab, nosso objetivo é gerar novos insights, iniciativas e projetos para acelerar o desenvolvimento de produtos inovadores e apoiar a tomada de decisões que sejam estratégicas para a inovação do Aché”, comenta o executivo.

Amplos investimentos em inovação e laboratórios de última geração

Além do InSPIRe Lab, o Aché conta com outros laboratórios de ponta. Um deles, o Laboratório de Design e Síntese Molecular, foi inaugurado em 2015 para desenvolver soluções terapêuticas inovadoras para necessidades médicas não atendidas e para apoiar processos regulatórios de renovação e manutenção de registros de medicamentos da empresa. Este laboratório foi ampliado recentemente na planta de Guarulhos, contando agora com uma área total de 300m2 e equipado com instrumentação de última geração. Neste laboratório já foram desenhadas e sintetizadas mais de 1000 moléculas para os diferentes projetos da Companhia. A expansão do laboratório reafirma o compromisso do Aché com a inovação, além do pleno atendimento às demandas regulatórias para defesa do portfólio.

A plataforma de inovação Bioprospera

O InSPIRe Lab e a expansão do Laboratório de Design e Síntese Molecular são peças importantíssimas no planejamento estratégico da empresa, que tem a plataforma Bioprospera como central na inovação do Aché. Esta plataforma tem como objetivo descobrir e desenvolver medicamentos inovadores a partir de fontes naturais, em especial da biodiversidade brasileira, que é a maior e mais diversa do mundo.

A plataforma Bioprospera já entregou um case de sucesso, um medicamento anti-inflamatório tópico contendo o óleo essencial de Cordia verbenacea, que foi o primeiro produto farmacêutico inovador 100% brasileiro, totalmente desenvolvido no Brasil. Com base no legado deste produto, a plataforma Bioprospera produziu o que pode vir a ser outro case de sucesso, uma terapia experimental oral para tratamento do vitiligo, que se encontra em desenvolvimento clínico global. Ambos os laboratórios visam acelerar a plataforma Bioprospera através da entrada de projetos ainda mais promissores no pipeline de inovação radical e sua execução com excelência para o desenvolvimento de tratamentos inovadores para necessidades médicas não atendidas globais.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside