Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

A Minsait, empresa de transformação digital e TI da Indra, foi escolhida pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) como parceira tecnológica para o desenvolvimento e implantação do Sistema Sidoar, na Gerência de Transplantes da pasta. O projeto, viabilizado junto à Superintendência de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES-GO, foi entregue no início do mês de setembro e promete inovar e agilizar o gerenciamento de doações e transplantes de órgãos no estado, abrangendo todas as etapas desses processos.

De acordo com Filipe Guedes Almeida, Diretor Executivo de Administração Pública e Saúde da Minsait no Brasil, o Sistema Sidoar poderá ser acessado por usuários externos, incluindo equipes de transplantes e profissionais de comissões intra-hospitalares de doação de órgãos e tecidos (CIHDOTTs), a fim de trazer mais celeridade e eficiência a esse tipo de procedimento.

“As unidades de saúde do estado que desejarem realizar transplantes já podem se credenciar no Sidoar, por meio da inclusão de formulários e informações essenciais na plataforma, que estarão à disposição das equipes responsáveis. Além disso, já estão em desenvolvimento ferramentas de busca e notificação de potenciais doadores, que também contribuirão para tornar o serviço ainda mais eficaz para o atendimento à população goiana”, destacou o executivo.

Felipe Mesquita, Head de Ofertas & Operações para os mercados de Administração Pública e Saúde da Minsait, ressalta que, graças à sua abrangência, o sistema facilita a comunicação entre todos os entes envolvidos nesse tipo de expediente, garantindo a rápida obtenção de informações e acelerando os trâmites de aceite ou recusa de órgãos disponíveis para transplante.

“Os hospitais e unidades de saúde habilitados, sejam públicos ou privados, poderão acessar o módulo de credenciamento do Sidoar e, assim, realizar facilmente o envio dos documentos necessários. Toda a comunicação é automatizada por e-mail, o que permite tanto o recebimento de notificações sobre a oferta de órgãos quanto a visualização dos dados de potenciais doadores”, explica.

A Superintendente de Tecnologia, Inovação e Saúde Digital da SES-GO, Luiselena Luna Esmeraldo, reforça, por sua vez, que a integração promovida pelo sistema deve otimizar o trabalho da Central de Transplantes da pasta, trazendo mais agilidade aos serviços de saúde do estado e favorecendo a sinergia entre os estabelecimentos e equipes envolvidos.

“Nesse primeiro módulo, os profissionais já receberão notificações de morte encefálica e poderão consultar dados dos potenciais doadores de órgãos. Ainda está prevista, para os módulos seguintes, a inclusão de notificações de morte por parada cardiorrespiratória, uma ferramenta de busca ativa e um dashboard de indicadores gerenciais”, finaliza Esmeraldo.

Related posts

Multinacional espanhola de reabilitação cognitiva chega ao Brasil

Instituto VOAR divulga balanço do programa de saúde bucal que impactou mais de 3,5 mil pessoas no litoral norte da Bahia

DHL Group adquire a CRYOPDP da Cryoport para fortalecer logística no mercado de saúde