Nesta quarta-feira, 24, o InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) realiza o lançamento de dois livros que destacam histórias de expoentes da cardiologia nacional e mundial.
Uma das obras, ‘Adib Jatene – Um gênio inquieto, um médico do coração’ (Bella Editora) conta os importantes feitos de um dos principais cardiologistas do Brasil e um dos pioneiros da cirurgia cardíaca no país. Além do lançamento do livro com a presença dos autores e sessão de autógrafos, haverá a abertura de uma exposição sobre a trajetória de vida e carreira do médico.
Escrito pelo Prof. Dr. Marcelo Jatene, filho do especialista e atualmente diretor da Unidade Cirúrgica de Cardiologia Pediátrica do InCor, e Neide Oliveira, o livro destaca uma carreira marcada por mais de 20 mil procedimentos do primeiro médico que realizou a cirurgia de ponte de safena no país e criador de procedimento cirúrgico que leva seu nome – Operação de Jatene –, indicado para o tratamento de cardiopatia congênita.
Integrante da equipe fundadora do InCor ao lado do Prof. Euryclides de Jesus Zerbini, o Prof. Adib Jatene esteve à frente da Divisão de Cirurgia Cardíaca e Torácica e foi presidente do Conselho Diretor do Instituto do Coração.
Adib Jatene também foi responsável pelo laboratório experimental e de pesquisa do Hospital das Clínicas da FMUSP entre os anos 1958 e 1961, onde desenvolveu e construiu o primeiro aparelho coração-pulmão artificial da instituição.
O segundo livro que será lançado apresenta a emocionante história da equipe de cirurgiões do InCor que realizou o primeiro transplante cardíaco pediátrico da América Latina, há 30 anos. ‘De coração a coração’ (Bella Editora), escrito pelo Dr. Marcelo Jatene, conta os bastidores que envolveram a realização do feito inédito, os desafios e conquistas ao longo das décadas, além da história de pacientes tratados pela equipe do Núcleo de Transplante de Coração Pediátrico.