Hospital São José, de Jaraguá do Sul, migra e-mail para a nuvem e aplica camada anti hacking

O Hospital São José, de Jaraguá do Sul em Santa Catarina, contratou a Unodata para realizar a migração do serviço de e-mail Zimbra para a nuvem, com a finalidade de liberar suas equipe de TI da preocupação com a manutenção de um serviço que, quando usado no servidor local, oferece muitos desafios e barreiras, uma vez que os recursos são limitados e porque é necessário ter equipe interna para atender às solicitações de suporte. No caso do e-mail na nuvem, o suporte pode ficar por conta do prestador do serviço, a Unodata, que forneceu as plataformas de e-mail e de anti hacking e-mail cloud.

Com a migração para a nuvem, a instituição médica, que possui 80% de atendimento direcionados ao SUS, optou por adicionar uma camada de proteção, no caso o Unodata Anti Hacking E-mail Cloud, uma tecnologia que cria barreira de segurança no servidores de e-mail acompanhada de criptografia, e auditoria e aprendizado de máquina. A solução foi integrada ao Zimbra Cloud, facilita criar regras de acesso e criptografia e facilita atender à LGPD e GDPR e permitiu aumentar a quantidade de ameaças bloqueadas nos e-mails.

O hospital utilizava o serviço de e-mail da Zimbra instalado na rede local (on premise) e optou por migrar o serviço para a nuvem como parte do planejamento estratégico da instituição, segundo releva André Biasi, coordenador de TI. A mudança visou a busca melhorias a partir da otimização da infraestrutura e de serviços para melhorar o desempenho dos serviços entregues pela área de TI aos usuários, além de reduzir os custos operacionais. Como resultado da migração, as equipes de TI que cuidavam das aplicações instaladas localmente puderam ser direcionadas para outras tarefas do dia-a-dia.

Segundo Biasi, a escolha pelo Zimbra, ainda na versão local, é devido ao elevado custo benefício da solução, que custa cerca de 70% menos que os tradicionais serviços de e-mail e oferece o mesmo padrão de qualidade. A contratação da Unodata, segundo ele, aconteceu após uma conversa sobre as necessidades do Hospital São José e porque a empresa é Zimbra Business Partner no Brasil, o que lhe garante o seu nível de excelência na implementação, migração e suporte aos usuários. “Certamente pesou na nossa decisão o atendimento comercial oferecido para atender às nossas necessidades”, acrescenta o executivo.

A migração para cloud foi em abril de 2020, mas sem qualquer relação com o início da quarentena imposta pela pandemia, mas a mudança contribuiu para deixar a turma de TI liberada para atender às demandas de todo o hospital durante o período para atendimento à população. Outra vantagem do Zimbra na computação em nuvem foi garantir o acesso online aos colaboradores que podem trabalhar em casa a partir de seus notebooks e dispositivos móveis no home office.

O Hospital São José, de Jaraguá do Sul, Santa Catarina, é uma instituição hospitalar filantrópica, que tem cerca de 80% de atendimento direcionados ao SUS, é referência alta complexidade em Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Oncologia e Transplantes para as demais cidades da Região Norte e Nordeste de Santa Catarina.

“O principal objetivo com a migração para o Zimbra Cloud foi atingido e ninguém da TI está tendo que cuidar do suporte aos 270 usuários e nossa equipe está tranquila cuidando de outras coisas”, finaliza o Coordenador de TI do Hospital São José. “A nuvem é um caminho sem volta e o uso da plataforma Zimbra Cloud reitera esta tendência e que oferece um ambiente tecnológico altamente eficaz”, finaliza.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina