GPS ajuda pacientes a encontrarem atendimento que procuram dentro de hospitais

Uma solução desenvolvida pelo Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios para uma rede de hospitais, é exemplo de como a tecnologia pode impactar de forma positiva os serviços em saúde. A ideia teve origem em relatos de pacientes que apontavam, entre suas maiores dificuldades, a locomoção dentro dessas instituições para encontrar salas, profissionais e serviços específicos. Esses relatos, foram consequência de um trabalho de design thinking, onde foram estimuladas a abordagem de problemas para serem criadas propostas de soluções. E, como resultado, o índice de insatisfação dos clientes com a locomoção nos complexos foi alta.

Foi desenvolvida então uma solução que utiliza conceitos de “tracking indoor”, que visa orientar o deslocamento do paciente dentro do hospital, a partir de conectividade de aplicativo da instituição aos sensores instalados dentro do complexo hospitalar. Esses dispositivos são como sensores que emitem sinais e ajudam a triangular a localização do paciente em relação ao destino desejado, para que o sistema consiga emitir as orientações de deslocamento necessárias.

Toda a solução de tracking indoor foi integrada ao aplicativo do cliente, sendo de fácil manuseio e possibilitando uma jornada única e humanizada, com o objetivo de realmente elevar a qualidade da experiência do usuário com os serviços do hospital e torná-la mais agradável. “Com a implantação da solução, foi possível guiar de forma personalizada o paciente em todo o complexo hospitalar, desde sua chegada até o seu atendimento, inclusive saber o tempo que ele ficou dentro de cada etapa de sua jornada como triagem, anamnese, espera, exames e atendimento. Dessa forma, ao obter essas informações, o hospital terá dados para melhorar ainda mais a experiência dos seus pacientes”, destaca Marcos Moraes, diretor da vertical de saúde do Grupo FCamara.

“Com o crescimento do setor de tecnologia dentro da área de saúde passamos a ter também pacientes mais exigentes com questões relacionadas à agilidade, praticidade e objetividade no atendimento prestado, o que estimula ainda mais o desenvolvimento de soluções voltadas a uma boa experiência para os usuários desses serviços”, finaliza Moraes.

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