Vendas de medicamentos para câncer de mama aumentam em 44% nos últimos três anos

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a projeção da incidência de câncer de mama no Brasil é de 74 mil novos casos por ano até 2025. O crescimento do número de pessoas com este tipo de neoplasia reflete diretamente na venda de medicamentos para tratamento da doença. 

De acordo com levantamento da epharma, o número de unidades de medicamentos para câncer de mama vendidas para beneficiários do programa PBM cresceu 44% de 2020 para 2022. Santa Catarina lidera a venda de antineoplásicos, seguida pelos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro, respectivamente. 

 “O crescimento da procura pelos medicamentos oncológicos é reflexo também da pandemia da Covid-19, quando diversas consultas e tratamentos foram postergados. Com isso, muitos casos da doença foram mais bem diagnosticados nesse período mais recente”, explica Wilson Oliveira Junior, diretor de Negócios e Operações da epharma.   

Como prevenir o câncer de mama?

A detecção precoce do câncer de mama é essencial para aumentar as chances de cura, como o autoexame, que consiste em examinar regularmente as mamas em busca de qualquer alteração. 

Além do autoexame, é essencial que mulheres com mais de 40 anos façam regularmente a mamografia de rastreamento, mesmo que não apresentem sinais ou sintomas visíveis. Esse exame possibilita a detecção do tumor na fase inicial, quando as chances de cura chegam a 95%. Os principais sintomas são nódulos palpáveis na mama ou região das axilas; alterações na pele que recobre o local do nódulo; região da mama com aspecto parecido a uma casca de laranja; e secreção. 

Vinícius Miranda Borges, oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (CEJAM), reforça a importância de adotar um estilo de vida saudável como parte da prevenção do câncer de mama: “Há fatores de risco que podem ser controlados, como manter um peso saudável, evitar o uso prolongado de hormônios externos, reduzir o consumo de álcool, praticar atividade física regularmente e evitar o tabagismo”, explica. 

A disseminação de informações e a conscientização são essenciais para melhorar os resultados no combate ao câncer de mama. “Encorajamos todas as mulheres a adotar práticas preventivas e a se submeterem a exames regulares conforme orientação médica. A prevenção começa com o conhecimento e o autocuidado”, finaliza o especialista.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários