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Healthtech utiliza IA e Machine Learning para maximizar a eficiência operacional no setor de saúde

por Redação
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A healthtech Horuss AI, criada pelos sócios Joel Rennó Jr, Dr. Pedro Batista e Dr. Rafael Canineu, chegou para contribuir com uma mudança estrutural no setor de saúde: a companhia transforma o poder dos dados clínicos, administrativos e/ou financeiros em mais eficiência operacional e melhor desfecho para seus clientes.

Por meio da utilização de tecnologia de forma abrangente e inovadora em suas operações, a companhia combina IA generativa e técnicas avançadas de machine learning. Com esses domínios, é possível por um lado (i) ingerir, extrair e estruturar quaisquer tipos de dados de saúde, a partir de toda e qualquer fonte, como laudos em PDF e anotações de prontuários, bem como (ii) entregar modelos preditivos de saúde que geram alta previsibilidade de potencial consumo ou sinistro futuro. Tudo isso com base nos mais altos padrões de segurança e escalabilidade, garantindo uma experiência sem qualquer fricção para o mercado.

A Horuss AI já é aliada estratégica de diversas operadoras de saúde, cooperativas e ainda de auto-gestoras, sendo que atualmente conta com uma ampla esteira de soluções que executa e gera muito valor na estruturação completa de dados de saúde, detecção precoce de abusos e fraudes, inclusive no momento “pré-pagamento”, mitigação e eliminação de desperdícios e, por fim,  modelos preditivos com alto grau de acurácia que antecipam potenciais custos e/ou sinistros futuros e, consequentemente, geram savings e/ou cost avoidance relevantes à medida que a prestação assistencial passa ocorrer de forma antecipativa ou preventiva.

“Temos uma arquitetura tecnológica única para extrair, sanitizar e estruturar grandes volumes de dados de saúde e, por consequência, transformá-los em insights acionáveis valiosos para nossos clientes e parceiros, independente do grau de maturidade digital que eles possuam”, ressalta Dr. Pedro Batista.

Dr. Rafael Canineu, diretor de Health Analytics da Horuss AI, complementa que “todas as entregas de valor da companhia são feitas para endereçar as maiores dores de nossos clientes, por meio de um processo colaborativo onde o cliente é sempre o maior vencedor. Em linha com os pilares de atuação da Horuss AI, identificamos e atacamos oportunidades em complemento ao trabalho que já vem sendo realizado pelos times internos, potencializando assim os benefícios financeiros e assistenciais de curto, médio e longo-prazo”.

Atualmente, as soluções de Health Analytics e IA voltadas para o mercado saúde geram ganhos marginais ou incrementais e ainda oneram bastante as equipes internas das fontes pagadoras, que praticamente precisam mobilizar grandes recursos para executar os projetos. Toda a arquitetura tecnológica da Horuss AI foi justamente concebida para que seus clientes obtenham retorno sobre investimento no curtíssimo prazo, sem qualquer perda de foco e produtividade por parte dos seus respectivos times internos.

Recentemente, a companhia colocou em produção seus primeiros modelos preditivos baseados em IA & ML para benefício de alguns de seus clientes. Um dos produtos, chamado Horuss AI Score de Saúde, já está rodando com um alto grau de acurácia e é capaz de realizar uma estratificação completa de toda a população da carteira em riscos específicos, permitindo que cuidados e recursos certos sejam direcionados para o grupo de pacientes correto, eliminando consumo / sinistros desnecessários e garantindo eficiência operacional com melhor desfecho.

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