Startups, empresas de e-commerce e e-health (saúde digital), com seus modelos inovadores, estão integrando áreas da indústria farmacêutica. Isso inclui a dispensação de medicamentos, entrega no mesmo dia, redução de custos, prescrição, armazenamento, conformidade e adesão.
Os provedores de serviços de saúde estão cada vez mais conectados e habilitados a fornecer assistência coordenada por meio de um fluxo permanente de informações. Hoje, o setor farmacêutico está capacitado a oferecer atendimento e aconselhamento ao paciente, além de ser um ponto de contato acessível no cenário da assistência médica.
Neste contexto, a dispensação merece atenção especial do setor, já que tem como objetivo assegurar que o medicamento de boa qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita e na quantidade adequada. Esse processo possibilita ainda o acesso a informações suficientes para que seja feito o uso correto do remédio e que ele esteja embalado de forma a preservar a sua qualidade. Esse é um ponto nevrálgico do atendimento ao paciente, já que a medicação não deve apresentar, por exemplo, erros de dosagem ou embalagem inadequada.
Para atender especificamente o segmento de dispensação, já existem no Brasil modelos inovadores para comercialização de medicamentos especiais, relacionamento com instituições de saúde e gestão de serviços a0s pacientes, que oferecem soluções completas para integrar e prover serviços com os players do mercado.
O objetivo desses novos modelos é aumentar a eficiência e o gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos farmacêuticos, por meio de um atendimento consultivo e soluções que viabilizam a comercialização de medicamentos, dispositivos e equipamentos, que vão desde a geração de demanda até integração com clínicas, hospitais e instituições de saúde.
Com os novos recursos, a gestão da distribuição de produtos é otimizada, pois o sistema conta com automação de pedidos em tempo real, planejamento e controle de estoque, feito de forma integrada com todos os públicos da sua cadeia de relacionamento. Já a gestão de benefícios, com regras flexíveis para todos os tipos de medicamentos, otimiza os investimentos, pois as reposições ocorrem diariamente, garantindo o reabastecimento perfeito dos pontos de vendas e distribuidores.
Fácil de entender e simples de operar, as novas soluções de gerenciamento se tornaram a maneira mais inteligente de garantir a presença de produtos em linha com a demanda de mercado. A visibilidade de dados em tempo real mantém o paciente no “círculo de apoio” dos laboratórios, possibilitando que haja uma prestação de serviço simples e eficaz, que se transformará em melhores cuidados dos pacientes e bons resultados para as empresas.
José Ricardo, diretor comercial da DNA Specialty.