Manole lança a 3ª edição do Manual do Residente de Clínica Médica

A editora de livros técnicos, científicos e profissionais Manole acaba de lançar o “Manual do Residente de Clínica Médica”, uma obra atualizada voltada para médicos residentes em clínica médica, mas também para estudantes de medicina, médicos residentes de outras especialidades e médicos em geral. O manual possibilita consulta rápida sobre os principais temas para o atendimento inicial de pacientes em ambiente ambulatorial, de enfermaria, pronto-socorro e em unidades de terapia intensiva (UTIs). Trata-se de um projeto da Faculdade de Medicina, do Hospital das Clínicas e do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP).

O conteúdo considerou a avaliação de um grande grupo de profissionais — médicos e farmacêuticos em sua maioria — que atuam junto a residentes com o objetivo de conhecer os desafios da formação médica e as principais dificuldades deste grupo no dia a dia profissional (confira abaixo a currículo dos profissionais).

O Manual do Residente de Clínica Médica considera todas as competências importantes para a formação profissional, como prevenção e promoção da saúde, habilidades de comunicação, aspectos éticos da medicina, cuidados paliativos, medicina baseada em evidências e farmacoterapia, entre outros. Esta terceira edição conta ainda com atualizações, com capítulos sobre Covid‑19, varíola Monkeypox,  toxicidades do tratamento em oncologia e ultrassom à beira do leito.

Sobre os autores

Maria Helena Sampaio Favarato é doutora em ciências pela Universidade de São Paulo e médica assistente do Serviço de Clínica Geral e Propedêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e docente da Universidade Municipal de São Caetano.

Rafael Saad é doutor em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) na área de educação e saúde, além de  docente do curso de medicina do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano), supervisor da residência de clínica médica da Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba e coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Araçatuba. Possui residência em clínica médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Lígia Fidelis Ivanovic é médica assistente da disciplina de clínica geral e propedêutica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e é especialista em clínica médica pelo HCFMUSP.

Maria Cecília Pavanel Jorge é médica assistente do Serviço de Clínica Geral e Propedêutica da Universidade de São Paulo (USP).

Júlio César de Oliveira é médico assistente do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), coordenador do Centro Perioperatório do HCFMUSP e especialista em clínica médica geral/medicina interna.

Valter Garcia Santos é especialista em farmácia hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH) e em informática em saúde pela Universidade Federal de São Paulo  (Unifesp). Também é farmacêutico chefe de seção do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) e docente dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Santa Cecília.

Christian Valle Morinaga é docente colaborador do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês e doutor em ciências médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Solange Aparecida Petilo de Carvalho Bricola é doutora em ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), especialista em cuidados paliativos pela Pallium Latinoamerica e em farmácia hospitalar pela SBRAFH. É docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie e foi coordenadora da Farmácia Clínica do
Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da FMUSP até 2020.

Maria do Patrocínio Tenório Nunes é professora associada da disciplina de clínica geral e propedêutica do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e supervisora do programa de residência de clínica da FMUSP.

Mílton de Arruda Martins é professor titular de clínica médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e diretor do Serviço de Clínica Geral do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente