AstraZeneca lança Evinova para levar IA a testes clínicos

A gigante farmacêutica AstraZeneca anunciou o lançamento da Evinova, uma empresa de tecnologia de saúde focada em levar soluções digitais de saúde já em uso globalmente pela empresa farmacêutica para organizações de pesquisa clínica (CROs), patrocinadores de ensaios, equipes de atendimento e pacientes.

A nova empresa utilizará soluções de tecnologia digital estabelecidas para agilizar o design e a entrega de ensaios clínicos, a fim de reduzir tempo e custos no desenvolvimento de medicamentos. O empreendimento também atuará no monitoramento remoto digital de pacientes e na terapêutica.

O conjunto de soluções digitais inclui teste unificado Evinova, que permite a coleta direta de vários tipos de dados, incluindo endpoints habilitados digitalmente e dispositivos médicos conectados, tanto nos locais de teste  quanto nas casas dos pacientes.

Também oferece suporte a visitas virtuais, entrega direta de medicamentos ao paciente, telessaúde, monitoramento remoto e rastreamento de amostras. A interação ocorre por meio de um aplicativo para pacientes, disponível em mais de 40 países e 80 idiomas.

Uma segunda oferta é o módulo de planejamento e desenho de estudo da Evinova, que utiliza IA e aprendizado de máquina para auxiliar as equipes clínicas na elaboração de estudos ideais, considerando fatores essenciais de desenho.

A ferramenta permite que as equipes recebam estimativas de custos automatizadas e avaliem a viabilidade operacional usando dados em tempo real nos níveis de país e local. Além disso, o módulo oferece dados históricos, prevê tendências futuras, estima o impacto ambiental de um estudo e a experiência do paciente e facilita decisões mais rápidas através de comparações colaborativas de cenários.

A ferramenta de gerenciamento de portfólio da Evinova fornece relatórios e governança com insights em tempo real e algoritmos preditivos. Os pesquisadores podem usar a plataforma para obter uma visão completa do portfólio em todas as fases, e ela permite o rastreamento de programas clínicos e ensaios em nível global, regional, nacional e local.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente