Uma pesquisa da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados) constatou que quatro em cada dez pessoas apontam carências no sistema de saúde público e privado no Brasil. Além disso, 40% dos entrevistados afirmaram ter dificuldades em fazer exames no sistema público.
A fim de atender a demanda reprimida por atenção primária e garantir mais acessibilidade para a realização de exames e consultas, a InterPlayers desenvolveu uma plataforma de teleinterconsulta que permite que farmácias atendam o paciente em suas lojas para que ele já possa sair do local com a receita e a medicação. Segundo a empresa, a plataforma também atende o gargalo das receitas vencidas e da aplicação imediata de vacinas que exigem prescrição médica, por exemplo.
A InterPlayers diz que o sistema é o único do Brasil registrado oficialmente no Conselho Federal de Farmácias (CFF), seguindo estritamente a Resolução CFF 727/2022, e visa democratizar o acesso à saúde no país, atendendo a uma demanda reprimida por atenção primária e garantindo mais acessibilidade para realização de exames e consultas. “Considerando que apenas 22% dos brasileiros têm planos de saúde atualmente, a solução também ajuda a desafogar o Sistema Único de Saúde (SUS), gerando uma verdadeira revolução para os pacientes que dependem do sistema público e do privado”, diz Cassyano Correr da Clinicarx e InterPlayers.
Segundo ele, além de trazer mais agilidade e praticidade para a rotina da farmácia clínica, a plataforma vai ajudar diretamente os pacientes que dependem do SUS e às pessoas que precisam de mais agilidade em atendimentos do dia a dia. “O serviço pioneiro veio para empoderar os farmacêuticos, ressignificar toda uma cadeia de serviços de assistência farmacêutica e transformar as redes de farmácias em pontos de cuidado clínico efetivo”, diz.
Hoje, cerca de 12 mil redes de farmácias trabalham com o grupo, entre elas nomes como Venâncio, Pague Menos, Araújo, DPSP, São João, Panvel, entre outras. O volume e a capacidade dos clientes apontam o potencial do serviço, já que cada unidade tem a possibilidade de fazer centenas de atendimentos mensais.
Potencial para negócios e para salvar vidas
Com a legalização da telessaúde no Brasil, o modelo vem gradativamente ganhando mais adeptos, garantindo e ampliando o acesso à assistência à saúde em todo o país. Dados levantados pela Saúde Digital Brasil (Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital) mostram não só houve o crescimento exponencial de pacientes atendidos por intermédio de tecnologias de informação e comunicação, como também aumentou o potencial de salvar vidas e satisfazer o paciente em sua experiência.
Entre 2020 e 2021, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados, por mais de 52,2 mil médicos, via telemedicina no Brasil. Deles, 87% foram as chamadas primeiras consultas, evitando idas desnecessárias e permitindo identificar através de exames a necessidade de atendimento em uma unidade hospitalar.
Além do volume de consultas e orientações realizadas à distância, o índice de resolutividade dos atendimentos foi de 91%, ou seja: os pacientes tiveram seu problema resolvido e não precisaram recorrer ao pronto-socorro em segunda instância. Além disso, 1% desses atendimentos foi essencial para o salvamento de vidas e ainda deixou os pacientes satisfeitos – isso representa mais de 75 mil vidas salvas pelo uso da telemedicina.
“A telemedicina já foi uma revolução na saúde por si só. Com a aplicação de um sistema pioneiro, que aproxima as pessoas de serviços especializados em farmácias de bairros, sem precisar achar vagas em centros urbanos, sem se deslocar por grandes distâncias e sem gastar muito dinheiro, a revolução na atenção primária será ainda maior e o acesso aos serviços de saúde vai se popularizar cada vez mais. Essa é a função da saúde digital”, complementa Carlos Pappini, da Conecta Médico.