Farmarcas se estrutura para crescimento sustentável e expansão de lojas no país

Muito se escuta no mercado que o varejo farmacêutico está saturado e não há mais espaço para novas lojas. Contudo, existem dados que contrapõem essa máxima mostrando que o potencial para crescimento de farmácias no país é muito grande. Para identificar essas oportunidades a Farmarcas vem inovando em suas ações de expansão.

Segundo a empresa, seu projeto de expansão tem uma estrutura altamente profissionalizada para acompanhar o empreendedor em todos os processos de uma farmácia. A associação multimarcas de farmácias, criada para administrar redes associativistas vincuadas à Febrafar, diz que atualmente tem objetivos muito bem definidos e os resultados estão sendo obtidos.

Como exemplo, ela cita o projeto de expansão no Nordeste, que vem obtendo ótimos resultados, atingindo estados onde até então não se tinham lojas da Farmarcas, como é o caso de Sergipe e Alagoas, e crescendo significativamente em outros.

Mas um destaque nessa expansão é o modelo de farmácias estabelecidos pelo Esquinas Sensacionais, que era um projeto e agora já é uma realidade para muitas das novas lojas, diz Victória Nascimento, gerente de expansão da Farmarcas. Ela explica que a proposta é trazer para os consumidores um modelo de loja diferenciado, com grande apelo visual e que estará localizado em pontos estratégicos, com foco em grandes bairros.

“Esquinas Sensacionais não é mais um projeto, já é um perfil de lojas que pensamos para um público de classe média expandida, com base em muito estudo. Com isso, só em 2021 foram 35 lojas dentro desse modelo e em 2022 já temos mais de 40 lojas abertas ou em projeto de abertura”, conta Victória.

E essa é apenas uma das estratégias que a administradora tem para sua expansão. Hoje o processo de entrada de um novo empreendedor não é simples, passando por um rigoroso processo de avaliação para saber se o mesmo está apto para seguir as premissas estabelecidas e utilizar as ferramentas de inovação.

“A Farmarcas vem se destacando cada vez mais não somente pelo suporte que oferece aos associados, mas pela capacidade de inovar através do desenvolvimento de novas ferramentas que auxiliem o associado na gestão do seu negócio e no processo de tomada de decisão. Temos um pilar estratégico muito importante em nosso planejamento que é acelerar a jornada digital do cliente, do associado e dos nossos processos internos”, Paulo Costa, diretor geral da Farmarcas.

Orbita aprimora escolha de pontos

Além de todo suporte dado aos empresários, existe uma situação que é primordial para o sucesso de uma nova loja: a escolha de um ponto adequado. Para auxiliar nessa decisão dos empreendedores a Farmarcas desenvolveu o Orbita.

Essa tecnologia nada mais é do que uma ferramenta de marketing espacial, que foi desenvolvida internamente, que utiliza da tecnologia para cruzar centenas de fatores para localizar o melhor ponto comercial para um estabelecimento. “Essa ferramenta vem sendo fundamental para aumento da assertividade na abertura de lojas, hoje se erra muito pouco. Hoje nessa solução se tem tudo de mais inteligente para a melhor tomada de decisão”, conta Victória.

O Orbita foi uma demanda da área de expansão e foi desenvolvida em parceira com a área de inovação. Anteriormente a Farmarcas já utilizava uma ferramenta de mercado para auxiliar nessa decisão, mas foi observada a necessidade de evolução desse sistema.

“Já se tinha uma ferramenta antes, mas esta era limitada, exemplo é que não usava nem mesmo o mapa do Google na análise. O desafio era trazer uma grande evolução. Hoje são mais de 130 bases de dados dentro de um sistema que são consideradas para dar o resultado, por exemplo, dados do IQVIA, densidade demográfica, dentre outras” afirma Marcelo Dantas, diretor de Inovação da Farmarcas.

Ele conta que a ferramenta traça um arco com todas as áreas de influências e se analisa profundamente um ponto. A partir dessa informação a equipe de expansão fala para o empresário se determinado ponto é interessante ou até sugere outro espaço.

Resultados positivos 

A preocupação da Farmarcas com o processo de abertura de lojas é muito grande e isso reflete em números, sendo que entre as redes associadas à administradora de redes é praticamente nulo o fechamento de lojas.

“Somos muito firmes em nossas decisões, lógico que existem pessoas que querer de qualquer jeito um ponto, tendo verdadeira paixão, mas insistimos em não permitir a abertura, pois observamos que na maioria das vezes em que nossa orientação não é respeitada o local não é realmente adequado”, analisa Victória.

Outro ponto que mostra o sucesso dessa estratégia é o crescimento da empresa.

Atualmente a Farmarcas é o quarto maior grupo do varejo farmacêutico do País, composta por mais de 1.300 lojas de 12 redes de farmácia. Em relação a objetivos futuros, o diretor geral da Farmarcas diz que a meta é dobrar o faturamento em 2025, usando como ano base 2020. “Além disso, em 2022, queremos crescer 20% em cima da base de 2020, abrindo 276 lojas”, finaliza Costa.

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