terça-feira, abril 23, 2024
Home News Genera realiza levantamento que revela o DNA de quem vive em São Paulo nos dias de hoje

Genera realiza levantamento que revela o DNA de quem vive em São Paulo nos dias de hoje

por Redação
0 comentário

Que São Paulo é uma das cidades do mundo que mais recebe turistas e novos moradores diariamente, isso não é novidade. Mas já parou para pensar que isso resulta na miscigenação de centenas de anos de culturas de qualquer população mundial? Com base nesse questionamento, a Genera, laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal e que realiza testes de ancestralidade no país, fez um levantamento do atual momento dos habitantes da “Terra da Garoa”.

A pesquisa analisou 700 mil pontos do DNA de cada pessoa que fez o teste de ancestralidade e que reside na capital paulista e concluiu que, até o momento, o gene que mais predomina entre os moradores de São Paulo é da Península Ibérica (Espanha e Portugal), com 21%, seguido por 18% da Itália e 13% da Europa Ocidental (Reino Unido, França, Holanda, Irlanda). Mas, apesar da grande força do DNA europeu, 11% da mistura de culturas, raças e sangue pertence ao continente africano.

Com o grande fluxo migratório, o país foi abastecido por diversas culturas, tanto antes quanto depois da independência do Brasil. Portugueses se destacaram no período pré-Primeira Guerra Mundial, com a média de 76 mil imigrantes anuais naquele período. Já os espanhóis tiveram uma grande presença no Sul e Sudeste brasileiro. Entre 1800 e 1980, calcula-se que quase 1,8 milhão de portugueses entraram no Brasil, e que o número de espanhóis seja aproximadamente um terço disso.

Atualmente, São Paulo continua recebendo imigrantes de toda a parte, além de já ter o reconhecimento pela presença de grandes comunidades e etnias, como os judeus e japoneses, até povos que chegaram recentemente como os sírios, haitianos, bolivianos, venezuelanos, angolanos e moçambicanos.

Para Ricardo di Lazzaro Filho, médico formado pela Faculdade de Medicina da USP e sócio fundador da Genera, a mistura do DNA do brasileiro é uma das características mais ricas do nosso povo. “O Brasil foi colonizado por diversos países por muitos anos, o que possibilita dizer que mesmo com toda essa pluralidade da nossa história, o brasileiro é um povo singular, sem igual. O grande retrato disso encontramos diariamente nas ruas da cidade de São Paulo”.

As definições para cada região e a lista completa você confere abaixo ou no site da Genera.

 

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside