Viveo adquire a Boxifarma e amplia investimento em serviços ao paciente

Com o objetivo de fortalecer a estratégia de direct to patient e ao mesmo tempo agregar valor ao negócio com oferta de novos serviços, a Viveo, que reúne diversas empresas que atuam desde na fabricação  e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de clientes, acaba de comunicar ao mercado a aquisição da Boxifarma. O valor da transação não foi revelado.

Sediada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, a startup é a primeira empresa da América Latina a prestar serviços farmacoterapêuticos de unitarização automatizada com uma tecnologia já utilizada na Europa e Estados Unidos. Na prática, faz uso de softwares proprietários, robôs, inteligência artificial e outras tecnologias ao longo de todo o processo que vai da organização da prescrição médica, passando pela confecção personalizada do plano de medicação e tratamento, até a entrega e acompanhamento farmacêutico do paciente.

As máquinas utilizadas são especializadas na confecção personalizada das fitas de medicamentos para cada cliente, sendo produzidos envelopes de acordo com a prescrição mensal conforme as receitas médicas, por dose, dia e horário. Ao final da produção, cada envelope é fotografado e conferido por Inteligência Artificial que garante ao farmacêutico a máxima segurança e agilidade do processo como um todo.  

O serviço engloba, ainda, outras soluções tecnológicas que aprimoram o cuidado e simplificam a gestão do tratamento de pacientes como a avaliação farmacêutica que pesquisa as possíveis interações medicamentosas que podem ocorrer com a combinação dos medicamentos. Essa função é realizada com auxílio de Inteligência Artificial e operada por farmacêuticos, ajudando a evitar potenciais efeitos adversos ao tratamento.

Outro exemplo é a leitura “beira-leito” do envelope via QR Code de cada horário com o celular do paciente ou do cuidador/enfermeiro, realizada ao final do processo, na hora correta de tomar a medicação, que registra o horário de administração e, caso isso não ocorra no horário correto, também emite alarmes e lembretes para melhorar a adesão ao plano de medicação. 

Para Leonardo Byrro, CEO da Viveo, essa aquisição reforça a estratégia da empresa de atuar de forma integrada em toda a cadeia de saúde, além de estar alinhada aos planos de expansão do ecossistema. “A Boxifarma chega com o objetivo de complementar e acelerar o crescimento do modelo de negócio da Far.me e da nossa estratégia de cuidar dos pacientes. Além disso, nos permite avançar na agenda de serviços para hospitais e clínicas e pode ser também complementar aos serviços das empresas de manipulação que divulgamos a aquisição recentemente Queremos, com essa aquisição, agregar ainda mais valor ao negócio por meio do uso de tecnologia intensiva e ampliar os serviços ao paciente oferecidos para outras regiões do país, além de Minas Gerais e São Paulo, já atendidos hoje pela Far.me”, explica.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários