News

Indra desenvolve ferramenta para detectar câncer de pele em farmácias

0

A Minsait criou uma solução que facilita a detecção de câncer de pele em 130 farmácias na Espanha. O projeto conta com a parceria da Bidafarma e do Hospital Viamed Santa Ángela de la Cruz e é a primeira iniciativa de dermatologia que envolve também as farmácias, proporcionando a todos os estabelecimentos associados à Bidafarma a possibilidade de realizar a consulta dermatológica por meio de uma plataforma digital, para um diagnóstico mais rápido e eficaz de câncer na pele.

A ferramenta funciona da seguinte forma: o paciente responde a um questionário médico no local e o farmacêutico une esse conteúdo a uma série de fotografias tiradas por um dermatoscópio, acoplado a uma plataforma digital. Em seguida, os especialistas de dermatologia recebem o alerta da consulta por meio da plataforma e emitem, também de forma digital, uma avaliação que a farmácia imprime e entrega ao paciente. Com essa metodologia, foi possível ter um diagnóstico preciso em 80% dos casos apresentados, reduzindo consideravelmente a quantidade de consultas presenciais e agilizando o diagnóstico.

A solução é baseada na Onesait Healthcare, plataforma desenvolvida pela Minsait para atender todas as áreas do sistema de saúde e, além dos benefícios para o paciente, também traz vantagens do ponto de vista organizacional. “A criação de um sistema ágil de consultas permite aos especialistas a melhor gestão de demandas e priorização a casos urgentes de lesão, além de diminuir o tempo das filas de espera”, afirma a companhia.

A iniciativa foi adotada após a obtenção de bons resultados do teste do projeto-piloto lançado em setembro de 2017, que incluiu mais de 200 consultas e permitiu aos pacientes receber um relatório médico de acordo com pelo menos dois  especialistas do serviço de dermatologia do Hospital Viamed Santa Ángela de La Cruz.

Softplan investe em startup de saúde

Artigo anterior

Plataforma de saúde corporativa GoGood ultrapassa a marca de 9 mil usuários ativos

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News