ABIIS pede ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços a reestruturação da Anvisa

Os presidentes do Conselho de Administração e Executivo da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde (ABIIS), Carlos Eduardo Gouvêa e José Márcio Cerqueira Gomes, respectivamente, entregaram o pleito de reestruturação da Anvisa, que sofre com a falta de novos concursados, para o Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Uallace Moreira Lima. O encontro foi nesta quarta-feira (24/07), em Brasília.

Atualmente a Agência atua com uma defasagem de cerca de 1.250 técnicos, o que deixa as operações com pouco mais da metade do pessoal necessário para funcionamento pleno. “A situação é extremamente preocupante e compromete a capacidade da Anvisa de cumprir sua missão primordial e de acompanhar as crescentes demandas do país. Sem recursos humanos e materiais adequados, a Agência perde o potencial vital de análise, formulação e fiscalização das normas que regem sua atuação”, afirma o presidente executivo da ABIIS.

A Aliança alertou ainda que o problema está ficando cada vez mais grave, com a paralisação da semana passada e a greve geral dos servidores da Anvisa, por 48 horas, marcada para os dias 31 de julho e 1º de agosto. “Uallace se mostrou sensível ao tema, falou que a reestruturação da Anvisa é uma preocupação do Ministério e que ele vai levar o pleito ao conhecimento do vice-presidente e ministro do MDIC, Geraldo Alckmin para debate”, conta José Márcio Cerqueira Gomes.

Também estavam na reunião o diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Alta Complexidade Tecnológica, Felipe Giesteira, e o coordenador(a)-Geral das Indústrias de Fármacos e de Bio e Nanotecnologia, Diego Eugenio Pizetta.

Related posts

Hospital Moinhos de Vento inaugura novas instalações de leitos intensivos para pacientes neurológicos

Aplicativo do Poupatempo permite consulta da posição na fila de transplantes

Especialistas debatem os impactos da tecnologia na saúde