Quem passa pelo Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás no Entorno do Distrito Federal, pode observar de perto o avanço das obras de reforma e ampliação predial, que vão triplicar a capacidade de atendimento. Em ritmo acelerado, equipes trabalham para a entrega dos novos Pronto-Socorro Geral e Ala Psiquiátrica ainda este ano. O número de leitos vai subir de 85 para 298.
A nova estrutura será referência na região, conforme determinação do governador Ronaldo Caiado para descentralizar os serviços de saúde no estado. “Estamos empenhados em oferecer uma infraestrutura moderna e eficiente, capaz de atender com excelência e humanização todas as demandas da nossa comunidade”, afirma Getro Pádua, diretor-geral do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), que administra a unidade.
Também estão em obras o Ambulatório, Centro Cirúrgico e Pronto-Socorro Pediátrico. Outro destaque é a construção de um Pronto-Socorro Ginecológico e Obstétrico, que contará com 2 consultórios, 2 leitos de observação e 4 de medicação. Um dos únicos da região, ele deve disponibilizar atendimento especializado, gratuito e de alta qualidade para atender às necessidades das mulheres.
Saúde Mental
A nova ala psiquiátrica também está prevista para ser entregue ainda este ano e contará com oito leitos de internação, divididos igualmente entre masculinos e femininos. O serviço já está em funcionamento desde maio deste ano, com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e psiquiatras, oferecendo suporte integral aos pacientes internados.
São desenvolvidas diversas atividades terapêuticas, incluindo arteterapia, musicoterapia, passeios internos e externos, além de jogos, todas projetadas para proporcionar conforto e bem-estar ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Desde o início dos atendimentos, foram realizadas 16 internações e concedidas 14 altas, demonstrando a eficácia e o impacto positivo do tratamento.