Empresa de saúde lança armário autônomo para entrega de medicamentos

Com investimento inicial de R$ 100 mil, projeto com menos de 30 dias de implantação já tem 70% do atendimento da capacidade de atendimento atingida, em um dos pontos de entrega, que permanece em funcionamento 24 horas. Isso acelera a operação do terceiro locker, em Jundiaí, já para meados de setembro.

Impulsionada por medidas de segurança sanitária tanto em redução do tempo de permanência em ambientes externos, quanto com a escolha de circulação em horários alternativos, passando pela prática do touchless retail, a ArtPharma é uma das primeiras empresas do segmento de Saúde a investir na tecnologia de armários autônomos.

Implantado no início de agosto, em dois locais de fácil acesso, na cidade de Jundiaí, os armários inteligentes ganharão novos compartimentos já em setembro. “Em menos de 30 dias desde o lançamento, já atingimos 70% da capacidade de atendimento do ponto de retirada que tem funcionamento non stop (24 horas por dia). Além disso, neste período não houve qualquer ocorrência ou necessidade do acionamento de suporte de atendimento ao consumidor. Isso demonstra que o sistema dos lockers é amigável com o entendimento do consumidor e funciona de modo autônomo”, explica o sócio-diretor da Artpharma, Marco Antônio Perino.

Atualmente o projeto possui  2 lockers com 17 compartimentos cada, instalados, um em cada local – com capacidade para atender em torno de 600 clientes por mês – um, no JundiaíShopping, com funcionamento das 10h às 22h, de segunda a sábado, e das 14h às 20h, aos domingos; e o outro no Empório Dom Olívio, com atendimento 24 horas.  No ato da compra e da encomenda, feita presencialmente ou pelos canais digitais, o cliente pode escolher a retirada no GoToBox de sua conveniência.  Assim que o produto chega ao locker, o cliente é avisado, de modo digital, e recebe todas as instruções para retirar sua encomenda em até 48 horas. Passado esse prazo, os produtos retornam para a farmácia.

O sócio-diretor da Artpharma explica que os armários inteligentes são autogerenciáveis, o que significa que todo o processo a partir da entrada do produto no armário é feito pelo próprio armário. “O produto chega no locker e a sua tecnologia envia um SMS e e-mail com o QR Code para o cliente, o que garante que ele só será avisado quando sua compra já estiver no armário”.

Eliete Perino, sócia-diretora da ArtPharma destaca que a pandemia estimulou o lançamento do GoToBox. “No momento atual em que vivemos, podemos dizer que o fato de o cliente poder fazer desde a encomenda até a retirada totalmente contactless é uma grande vantagem. Tirando a questão pontual, para nós a maior vantagem é a comodidade e a liberdade. Hoje, a entrega de produtos em armários inteligentes na Europa e, principalmente nos EUA, é algo que tem crescido exponencialmente. Consideramos que se trata de uma tendência de mercado”, conclui.

Investimento e expansão

O investimento para o GoToBox foi da ordem de R$ 100 mil, entre aquisição dos lockers, instalação da nova tecnologia, aluguel do espaço, treinamento de equipe e campanha para aculturar os clientes à novidade.

A ArtPharma já negocia expandir essa tecnologia para outras cidades do estado de São Paulo, a começar pela capital. Segundo Perino, está previsto o lançamento dos primeiros lockers, em São Paulo, na Drogaderma, empresa parceira da Artpharma.

Todos os produtos podem ser retirados no locker?

A grande maioria, sim. Produtos que necessitam de temperatura específica, ou de conservação em geladeira serão submetidos a uma análise da equipe de farmacêuticos. Caso não seja possível garantir o acondicionamento ideal por 48 horas, mesmo que em embalagem térmica, o medicamento não poderá ser entregue no locker. E o cliente será avisado, previamente.

No caso de produtos homeopáticos, considerados medicamentos vibracionais e energéticos, que não podem sofrer qualquer interferência em sua frequência e amplitude de onda, será feita uma blindagem eletrostática com invólucro de alumínio para refletir ondas eletromagnéticas emitidas por aparelhos eletrônicos, como é o caso dos armários inteligentes.  Assim, haverá total proteção ao medicamento homeopático, até que seja retirado pelo cliente.

Sobre a ArtPharma

Há 37 anos no mercado, a ArtPharma é a maior farmácia de manipulação de Jundiaí e toda a macrorregião, o que compreende nove cidades. Conta com uma equipe de 75 colaboradores, atende cerca de 10 mil clientes por mês, produz 15 mil fórmulas e manipula produtos tanto para uso humano como veterinário e odontológicos.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina