Setor de saúde no Brasil registra crescimento de 10,5% com mais de 48 mil novas empresas

Cute girl and her mother looking at the doctor in hospital

O setor de saúde continua a crescer de forma robusta no Brasil, impulsionado por maior demanda por serviços médicos, odontológicos e terapias ocupacionais. Somente em 2023, foram registradas 48,7 mil novas micro e pequenas empresas (MPEs) dedicadas a atividades de atenção ambulatorial, como consultórios médicos e odontológicos, clínicas especializadas e serviços de vacinação, o que representa um aumento de 10,5% em relação ao ano anterior e um crescimento expressivo de 84% em comparação com 2019. Esses dados, fornecidos pelo Sebrae com base em informações da Receita Federal, destacam o setor de saúde como líder no ranking de novos negócios no país.

Esse cenário é promissor para profissionais da saúde que buscam expandir seus serviços ou iniciar novos empreendimentos, especialmente em cidades com elevados índices de desenvolvimento econômico e populacional. Inclusive, o aumento de 32% no número de empresas abertas por nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que atendem tanto o público final quanto grupos empresariais, reflete a expansão das áreas voltadas para a saúde preventiva e o bem-estar. Esse aumento demonstra uma busca crescente por cuidados que visam prevenir doenças e promover qualidade de vida  e que tem impulsionado novos negócios nesses segmentos.

Cidade do litoral catarinense desponta no cenário nacional para abertura de negócios de saúde

Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, se destaca como uma das cidades mais promissoras para a abertura de novos negócios, especialmente no setor de saúde. Com o maior PIB de Santa Catarina e 23ª posição no ranking nacional, Itajaí é um importante polo portuário – em franco crescimento – e logístico. Foi a cidade que mais importou no Brasil em 2023. Além disso, nos primeiros nove meses de 2024, foram registradas mais de 10,6 mil novas empresas na cidade,  já que o município se posiciona como uma das 5 cidades com maior potencial de consumo de SC conforme último levantamento do IPC Maps.

Esse cenário econômico sólido também gerou alta ocupação e desenvolvimento do mercado imobiliário, que hoje é a terceira no país em valorização imobiliária, com crescimento superior a 90% nos últimos cinco anos.

O desenvolvimento acelerado refletiu no crescimento dos habitantes em 44% nos últimos 12 anos, uma das 20 mais populosas do estado atualmente. Com isso, a demanda por serviços de saúde é crescente o que torna Itajaí uma escolha estratégica para quem busca iniciar ou expandir negócios de saúde.

Dentro de um cenário altamente promissor de oportunidades, é proporcional a busca por imóveis comerciais que atendam critérios de qualidade para implantação de empresas.

“Itajaí é uma cidade que vem surpreendendo em termos de desenvolvimento e de qualidade de vida, o que tem atraído alta demanda de investidores para aquisição de espaços comerciais para locação ou para implantar seus negócios. Neste cenário, serviços de saúde são grandes destaques. Para se ter uma ideia, o empreendimento da construtora PROCAVE, o Absolute Business & Hotel, focado em negócios e hotelaria, quase em frente ao Porto e bem no centro da cidade, foi inaugurado há menos de 5 anos com uma área total superior a 60,2 mil metros quadrados e teve alta valorização que chegou a quase 100% nesses 5 anos”, conta Clóvis de Albuquerque Filho, diretor comercial da PROCAVE.

Entre as opções ainda disponíveis no Absolute estão salas térreas, com metragens que variam de 47 metros quadrados a mais de 300 metros quadrados, ideais para investimentos ou para a instalação de clínicas e consultórios, em ambientes modernos e funcionais.  Projetado pela incorporadora PROCAVE, o Absolute Business & Hotel oferece infraestrutura de ponta e integra salas empresariais de médio e grande porte, além de integrar em seu complexo o Hotel Mercure, de alto padrão executivo.

O Absolute Business & Hotel atualmente abriga empresas de diversos setores. Essas empresas, juntas, somam mais de 2 mil colaboradores circulando diariamente, o que reforça o complexo comercial como um ponto central para o desenvolvimento econômico de Itajaí.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente