Será lançado em breve no Brasil, um robô cirúrgico de última geração, batizado Versius. Desenvolvido pela CMR Surgical, empresa global de dispositivos médicos fundada em 2014 em Cambridge (Reino Unido), o sistema é compacto e modular, podendo ser movido para diferentes salas dentro dos centros cirúrgicos.
Até o momento, mais de mil casos clínicos já foram concluídos com o novo robô cirúrgico Versius em todo o mundo. A tecnologia tem sido utilizada com sucesso em centenas de cirurgias para diversas especialidades, como cirurgias colorretais, gastrointestinais, ginecológicas, hérnias, urológicas, além de cirurgia geral. O Versius já é utilizado por importantes instituições de saúde no mundo, como hospitais do NHS (National Health Service), no Reino Unido; a Clinique du Parc e o Argenteuil Hospital, na França; o Galaxy Care Hospital e o HCG Curie Manavata Cancer Centrem, ambos na Índia; entre outros hospitais em processo de implementação.
Redução do risco de infecções, melhores resultados clínicos e menor tempo de permanência hospitalar, menos complicações e reinternações são alguns dos benefícios associados ao uso do Versius. Os instrumentos de apenas 5mm contribuem para o menor trauma cirúrgico em comparação com os instrumentos tradicionais robóticos e laparoscópicos.
O robô também garante maior precisão na cirurgia, visualização por meio da visão 3D HD, além da possiblidade de trabalhar de forma mais confortável e com menor desgaste físico, entre outros benefícios. Outro ponto importante é que Versius permite a democratização do acesso à cirurgia roboticamente assistida, uma vez que a empresa oferece modelos flexíveis para aquisição do sistema, sem a necessidade de investimento de grande capital. Outro ponto é o valor mais baixo de instrumentos que visa a redução desse custo total.
A CMR Surgical terá uma estrutura própria para atendimento, assistência técnica e treinamento de médicos cirurgiões de todo o Brasil. O Versius, que está em processo de aprovação regulatória pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), terá em breve um Centro de Treinamento no Brasil.
2 comentários