Em seu mais recente mergulho na área da saúde, a Amazon está lançando nos Estados Unidos um serviço de assinatura para compra de medicamentos genéricos por meio de sua farmácia online. O RxPass, que estará disponível para membros Prime, fornecerá medicamentos genéricos para doenças comuns como pressão alta, ansiedade e refluxo ácido. A gigante de tecnologia e varejo disse que o serviço custará uma taxa fixa de US$ 5 por mês.
O programa não aceita seguro e já está disponível na maioria dos estados americanos. A Amazon está lançando o RxPass para pacientes com várias doenças crônicas, argumentando que a assinatura pode economizar tempo e dinheiro. “Navegar pelo seguro pode ser um labirinto e chegar à farmácia um fardo. Às vezes, isso leva a resultados ruins: novos medicamentos não são disponibilizados, os reabastecimentos não são feitos. Aspectos do nosso sistema de saúde fazem o que deve ser fácil, difícil. É por isso que me sinto tão feliz por fazer parte da mudança que a Amazon Pharmacy está ajudando a trazer para este espaço”, escreveu Vin Gupta, diretor médico da Amazon Pharmacy, no anúncio.
A Amazon vem expandindo seu alcance na área da saúde. Em novembro do ano passado, a empresa anunciou a Amazon Clinic, um serviço virtual direto ao consumidor que visa oferecer cuidados para condições comuns como queda de cabelo, azia, acne, caspa e alergias sazonais. Também revelou planos para adquirir o provedor de cuidados primários One Medical no ano passado, que está passando pelo processo regulatório.
A Amazon comprou a farmácia digital PillPack em 2018 e lançou a Amazon Pharmacy cerca de dois anos depois.
Os altos custos dos medicamentos são um problema de longo prazo no sistema de saúde dos EUA. A acessibilidade é um desafio particular para as pessoas que tomam vários medicamentos: uma pesquisa da Kaiser Family Foundation descobriu que 32% daqueles que tomam quatro ou mais medicamentos prescritos citaram dificuldade em pagar seus medicamentos.
Existem outras empresas de saúde digital divulgando suas abordagens para reduzir os custos dos medicamentos. A Mark Cuban Cost Plus Drug Company, que visa fornecer medicamentos a um custo menor trabalhando diretamente com distribuidores e fabricantes, anunciou recentemente várias parcerias com gerentes de benefícios farmacêuticos.
Em outubro do ano passado, a GoodRx anunciou uma plataforma de transparência de preços para provedores, que permitiria aos médicos pesquisar informações de custo durante as consultas com os pacientes.