Taxa de positividade em testes de influenza aumenta 200% em dois meses

As farmácias Raia e Drogasil, do grupo RD Saúde, registraram aumento na procura por testes de influenza nos primeiros meses deste ano e crescimento no número de testes com resultado positivo para a doença. Em janeiro, a taxa de positividade foi de 6,30%. Esse percentual subiu para 9,57% em fevereiro e chegou a 18,16% na primeira quinzena de março.

Em relação à aplicação de testes, o crescimento na procura foi de 455% em fevereiro na comparação com janeiro. A procura segue aumentando em março com alta de 285% nos primeiros 15 dias do mês em relação a fevereiro.

Além dos testes de influenza, as farmácias Raia e Drogasil aplicam a vacina da gripe. “O nosso objetivo maior é prestar serviços de saúde e fazer as doses chegarem também a grupos que não são prioridade nas campanhas da rede pública. A vacina é segura e indicada para qualquer pessoa com mais de seis meses de idade”, diz Juliana Cervan, diretora da área Mais Saúde da RD Saúde.

Fabricada pelos laboratórios Abbott e Sanofi, a vacina da gripe aplicada pelas filiais da Raia e Drogasil é de dose única, tetravalente e protege contra quatro subtipos do vírus Influenza, dois subtipos de Influenza A (H3N2 e H1N1) e dois tipos de Influenza B. No sistema público de saúde, a vacina oferecida é a trivalente que protege contra três subtipos de vírus.

A preocupação com o aumento de casos de gripe nos próximos meses fez a RD Saúde antecipar o início da vacinação. Juliana Cervan alerta que o vírus já está circulando antes mesmo da chegada do frio. “Temos o compromisso de cuidar de forma integral da saúde das pessoas. Por isso, fazemos questão de divulgar que a vacina já está disponível nas nossas farmácias. Quanto mais cedo a população for imunizada, menor será a sobrecarga nas emergências dos hospitais. Isso é importante porque a epidemia de dengue já impacta fortemente o sistema de saúde”.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários