Taxa de positividade em testes de influenza aumenta 200% em dois meses

As farmácias Raia e Drogasil, do grupo RD Saúde, registraram aumento na procura por testes de influenza nos primeiros meses deste ano e crescimento no número de testes com resultado positivo para a doença. Em janeiro, a taxa de positividade foi de 6,30%. Esse percentual subiu para 9,57% em fevereiro e chegou a 18,16% na primeira quinzena de março.

Em relação à aplicação de testes, o crescimento na procura foi de 455% em fevereiro na comparação com janeiro. A procura segue aumentando em março com alta de 285% nos primeiros 15 dias do mês em relação a fevereiro.

Além dos testes de influenza, as farmácias Raia e Drogasil aplicam a vacina da gripe. “O nosso objetivo maior é prestar serviços de saúde e fazer as doses chegarem também a grupos que não são prioridade nas campanhas da rede pública. A vacina é segura e indicada para qualquer pessoa com mais de seis meses de idade”, diz Juliana Cervan, diretora da área Mais Saúde da RD Saúde.

Fabricada pelos laboratórios Abbott e Sanofi, a vacina da gripe aplicada pelas filiais da Raia e Drogasil é de dose única, tetravalente e protege contra quatro subtipos do vírus Influenza, dois subtipos de Influenza A (H3N2 e H1N1) e dois tipos de Influenza B. No sistema público de saúde, a vacina oferecida é a trivalente que protege contra três subtipos de vírus.

A preocupação com o aumento de casos de gripe nos próximos meses fez a RD Saúde antecipar o início da vacinação. Juliana Cervan alerta que o vírus já está circulando antes mesmo da chegada do frio. “Temos o compromisso de cuidar de forma integral da saúde das pessoas. Por isso, fazemos questão de divulgar que a vacina já está disponível nas nossas farmácias. Quanto mais cedo a população for imunizada, menor será a sobrecarga nas emergências dos hospitais. Isso é importante porque a epidemia de dengue já impacta fortemente o sistema de saúde”.

Related posts

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

Grupo Vivhas cresce e expande operações em seu primeiro ano de atividade