TIM apoia programa de empreendedorismo e inovação aberta do Instituto D´Or e da Rede D’Or São Luiz

A TIM comemora o segundo ano de parceria com o Open D’Or Healthcare Innovation Hub, iniciativa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) em conjunto com a Rede D´Or São Luiz para fomentar o empreendedorismo e a inovação aberta na saúde. Pelo acordo, a TIM disponibiliza a conexão para o espaço de coworking e laboratório de inovação, viabilizando o desenvolvimento de projetos como o “Dados do Bem”, aplicativo de monitoramento epidemiológico desenvolvido pelo IDOR e Zoox Smart Data, que permite a criação de mapas de distribuição da Covid-19, a identificação de concentração de transmissão e a análise da evolução da imunidade na população.

A parceria faz parte do Programa de Open Innovation da operadora, que garante a conexão da rede 4G TIM no Living Lab, um simulador de ambiente hospitalar que permite as startups ligadas ao hub possam testar suas soluções de forma segura e supervisionada por profissionais da área, além de ser um espaço de co-criação e demonstração de novas aplicações. A operadora também fornece para o projeto ferramentas essenciais para a criação de aplicações de Internet das Coisas, como o NB-IoT, plataforma destinada a conexão de dispositivos que exigem uma capacidade menor de transmissão de dados e com baixo consumo de energia.

“A TIM tem a inovação como um de seus pilares mais importantes e é protagonista no ecossistema de inovação brasileiro. Neste momento de desenvolvimento digital na saúde mundial, a nossa parceria com o IDOR se torna ainda mais importante por ter um impacto direto na criação de soluções que vão nos ajudar a superar uma das principais crises sanitárias dos últimos tempos”, afirma Renato Ciuchini, Head de Estratégia e Transformação Digital da TIM Brasil.

Com a crescente demanda de dados, resultado do distanciamento social para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, a TIM viu a demanda do Open D’Or dobrar por causa do aumento no tráfego da rede necessário para o desenvolvimento de soluções voltadas para o combate à COVID-19. Criado por pesquisadores, infectologistas e equipe de cientistas de dados, o “Dados Do Bem” é uma das ferramentas lançadas durante o período e combina inteligência epidemiológica e big data. Nele, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. Uma amostragem das pessoas cujas respostas ao questionário apontarem para uma alta probabilidade de Covid-19 deverá ser chamada para a realização de testes imunosorológicos.

A TIM apoia também o pilar de conectividade e desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e inovação do Open D’Or que, por conta da recomendação de distanciamento social, teve que se tornar 100% digital em um curto espaço de tempo.

“A TIM é apoiadora do Open D´Or antes mesmo de o hub existir, prova de sua crença na importância de iniciativas como esta e somos muito gratos por isso. Para a construção de ecossistemas de inovação, acreditamos que é fundamental desenvolver este tipo de parceria. Construimos um ambiente robusto em conhecimento e infraestrutura e permitimos a criação e experimentação de novas soluções e tecnologias que tenham alto impacto no setor de saúde”, afirma Gabriela de Salles van der Linden, Head do Open D´Or Healthcare Innovation Hub.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente