Hospital Universitário Cajuru está entre as primeiras posições da lista divulgada pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia

O Centro de Ensino e Treinamento do Hospital Universitário Cajuru, de Curitiba (PR), conquistou uma posição de destaque no ranking de residências em anestesiologia divulgado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). O hospital, que tem atendimento 100% SUS, agora é uma das 31 instituições em todo o Brasil que estão entre o seleto grupo do quarto percentil definido pela associação, que são aquelas que cumprem mais de 75% dos critérios estabelecidos pela SBA para a classificação.

A nova posição no ranking coloca a residência em anestesiologia da instituição entre as melhores do país, ao lado de programas de referência em formação na área de saúde, como a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “Nos dedicamos a aprimorar nossa estrutura e capacitar instrutores, sempre com o objetivo de oferecer uma formação sólida e completa aos médicos residentes. Como resultado, hoje o hospital se posiciona ao lado de referências nacionais, sendo a única instituição do Paraná a alcançar essa posição de destaque”, destaca Camila Hartmann, gerente médica do Hospital Universitário Cajuru e coordenadora de excelência acadêmica nos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru.

Excelência no ensino

Os critérios necessários para conquistar a melhor posição no ranking incluem: grupo de instrutores capacitados nas melhores práticas médicas da atualidade, produção científica frequente e de qualidade, além da participação ativa dos instrutores e médicos em eventos científicos no Brasil e no exterior. Além disso, é necessário o envolvimento dos coordenadores no desenvolvimento e aprimoramento das bases curriculares e normativas que norteiam a classificação.

Para Leonardo de Almeida Azevedo, anestesista e responsável pelo centro de ensino e treinamento do Hospital Universitário Cajuru, o reconhecimento pela SBA reflete o compromisso da instituição com a excelência na formação médica. “A conquista da posição no ranking da SBA reflete a competência e eficácia da formação oferecida pelo programa de residência em anestesiologia do Hospital Universitário Cajuru, que possibilita a seleção dos melhores candidatos à prática da anestesiologia formando um círculo virtuoso de educação e um atendimento cada vez melhor, mais assertivo e humanizado”, enfatiza.

Infraestrutura de ponta

A infraestrutura do hospital também foi fundamental para essa conquista. Equipamentos de última geração, como sistemas de monitorização cerebral, ventilatória, muscular e circulatória, permitem o melhor cuidado aos pacientes, especialmente nos casos mais críticos. Além disso, a presença de um laboratório bem equipado e de um banco de sangue, aliado a uma unidade pós-operatória intensiva, asseguram que os residentes tenham à disposição recursos para oferecer um atendimento com qualidade e segurança. “Ao escolher o Hospital Universitário Cajuru como local para fazer sua residência, os médicos em formação podem esperar uma construção prática e científica do conhecimento necessário para a atuação em mais alto nível na especialidade”, reforça Leonardo.

A gerente médica explica que a conquista não é benéfica apenas para o hospital, mas também para a comunidade médica e pacientes que estão em contato direto com a instituição. “Essa posição no ranking da SBA é um reflexo do compromisso com a excelência em todas as áreas do hospital. Trabalhamos para formar profissionais capacitados e prontos para atuar nos mais altos padrões, nas mais diversas especialidades. Cada conquista reforça nosso propósito de garantir um atendimento de qualidade, com foco na segurança e bem-estar dos pacientes, além de contribuir para o avanço da medicina no Brasil”, finaliza Camila.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente