Funcional Health Tech anuncia nova spin-off

A revolução digital está transformando diversos setores, e a área da saúde é uma das que mais se beneficia dessa mudança. Dados, antes subutilizados ou armazenados de forma fragmentada, agora estão no centro das decisões estratégicas, possibilitando avanços significativos em diagnósticos, tratamentos e gestão da saúde. Neste contexto, a Funcional Health Tech tomou a decisão de separar sua unidade de negócios de Health Analytics, realizando spin-off dessa operação, lançando uma nova empresa no mercado, a Sandbox Data For Health.

A nova companhia, que já vinha revolucionando o uso de dados na saúde ainda como uma Unidade de Negócios da Funcional, agora ganha mais liberdade, foco e financiamento para desenvolver novas soluções de Inteligência Artificial para o setor de saúde como um todo, incluindo operadoras de planos de saúde, corretores, indústria farmacêutica e o mercado de dispositivos médicos.

“Enquanto a tecnologia cresce em escala logarítmica, nossa sociedade absorve as novas tecnologias de forma linear, criando um imenso gap entre essas duas realidades. É preciso desenvolver soluções e negócios que ajudem a humanidade nesse momento de transição tecnológica em que estamos inseridos” afirma Ricardo Ramos, CEO da Sandbox Data For Health. O executivo também é médico com vasta experiência na área de saúde suplementar e trabalha com soluções de análise de dados em saúde há mais de 10 anos.

A Sandbox já nasce como líder na área de Inteligência Atuarial e Analytics, atendendo mais de 80 Operadoras de Planos de Saúde e Odontológicos em todo o país, com mais de 7 milhões de vidas sob sua gestão. A marca aplica o que há de mais moderno em modelagem, arquitetura e processamento de dados para gerar insights que realmente fazem a diferença no setor.

“Sempre fomos uma empresa de tecnologia em saúde transacional, capturando dados em todas as soluções que vendemos às grandes organizações. Com o avanço do número de clientes atendidos e evolução tecnológica, a vertical de dados tornou-se um negócio ainda mais promissor. A ideia de fazer este spin-off é justamente para que a companhia cresça de forma independente e mais acelerada”, explica Cristiane Giordano, CEO da Funcional Health Tech.

Combinando o que há de mais avançado em inteligência artificial generativa e modelos estatísticos já consagrados, a Sandbox vem revolucionando a forma como os dados em saúde têm sido usados para responder a diferentes perguntas de negócios. O seu alto volume de dados permite que os algoritmos matemáticos sejam treinados e aperfeiçoados em larga escala em um Data Lake cuidadosamente criado para o ambiente analítico. “Nossa arquitetura de dados é muito moderna e estruturada especificamente para operações de Analytics, garantindo segurança, escala e assertividade nos insights que geramos para nossos clientes”, detalha Ricardo.

Oriunda de uma companhia com fortes relações com a indústria farmacêutica, a Sandbox Data For Health também atua levando soluções para esse mercado de ”Life Science”. Isso inclui farmácias, distribuidores de medicamentos, indústria de dispositivos médicos e a própria indústria farmacêutica, a partir de uma base de dados alimentada diariamente e que corresponde a mais de 50 milhões de transações em vendas de farmácias por ano. Ainda enquanto unidade de negócios, a Sandbox foi certificada por 4 anos consecutivos pela Bureau Veritas para a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), demonstrando o compromisso com a segurança da informação, disponibilidade e com a legislação em vigor.

“A LGPD foi muito importante para o Brasil, pois tirou de cena as empresas aventureiras, pouco preocupadas ao tratamento de dados sensíveis. Devido à nossa posição de liderança na área de saúde suplementar, temos a responsabilidade de sermos protagonistas na construção de um novo cenário de saúde, mais seguro, mais ético e mais custo-efetivo”, ressalta o CEO da Funcional.

Com baixa concentração de receita e baixa rotatividade de clientes, a Sandbox pretende dobrar seu faturamento organicamente em um ano, com um reforço na liderança dos negócios, incluindo a operação de marketing, comercial, de arquitetura de dados e desenvolvimento de produtos com Inteligência Artificial. Todo esse arsenal de capital humano já está reunido e atuando no dia a dia da empresa.

Na vertical de investimentos, a companhia vem olhando possibilidades de sinergias com outras empresas para acelerar seu crescimento, ganhar sinergia e desenvolver produtos únicos no mercado. O propósito principal é prover inteligência de dados em saúde que aumente receita, otimize custos e reduza desperdícios dos seus clientes.

Related posts

Do medicinal ao cotidiano: a nova era da cannabis no Brasil

Diagnóstico precoce: o gatilho para o futuro da saúde suplementar?

Anvisa aprova novas indicações de terapia inovadora para câncer de pulmão e gástrico