O Grupo FarmaBrasil e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) firmaram nesta terça-feira (26) um protocolo de intenção visando o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e o acesso da população a tecnologias seguras e eficazes. O acordo prevê a cooperação na formulação de estratégias para explorar as oportunidades geradas pelas novas políticas para o setor farmacêutico brasileira. A parceria também contempla iniciativas de inovação tecnológica voltadas à produção e fornecimento de produtos para o mercado interno e internacional.
“São duas grandes potências brasileiras, uma instituição centenária como a Fiocruz e as novas indústrias farmacêuticas brasileiras construindo essa via de desenvolvimento, de garantia de acesso da população a medicamentos de qualidade, inovadores, para que a gente possa cumprir as políticas que foram definidas pelo governo. Espero que a gente avance a colaboração público privada e faça disso a base de um crescimento decisivo do Complexo Industrial da Saúde”, afirmou Reginaldo Arcuri, presidente-executivo do Grupo FarmaBrasil.
O protocolo foi assinado em Brasília, na sede do Grupo FarmaBrasil, e contou com a presença de Mario Santos Moreira, presidente da Fiocruz. “É uma consagração de uma parceria que projetamos entre a Fiocruz e a indústria brasileira para o desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial do Brasil, mirando o acesso da população brasileira a mais produtos, com mais tecnologia, gerando emprego e renda. Resta trabalharmos para que ele tome corpo para que a gente possa seguir nessa cooperação”, disse Moreira.