O Grupo DPSP, união das Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, investiu cerca de R$ 4 milhões em um projeto de migração de seus sistemas para a nuvem com objetivo de aprimorar seus processos e serviços, visando maior eficiência nas operações comerciais e melhoria da experiência de compra dos clientes.
“A DPSP decidiu dar início ao projeto de computação em nuvem e para isso contratou um serviço de suporte diferenciado, passando a ter um time de atendimento dedicado, o AWS Account Team”, conta Rogério Lelis, gerente de cloud & infraestrutura do Grupo DPSP.
Para ajudá-la nessa transição, a DPSP contratou também a consultoria Deloitte. A jornada começou em maio de 2022 e vai até o final deste ano, com a migração de 51 aplicações, em duas fases. A primeira estabelece uma fundação na nuvem, com o uso de múltiplas contas e mecanismos de segurança, padronização e automação para que a transição possa ser feita de forma massiva e eficiente na fase seguinte.
“Algumas aplicações já foram migradas e houve uma notável melhoria de desempenho. Algumas tarefas que costumavam levar mais de uma hora agora são concluídas em apenas seis minutos, o que representa uma redução de 90% no tempo necessário para realizá-las”, explica Lelis.
A DPSP também está otimizando seus custos ao utilizar instâncias do tipo Spot em seus serviços EKS (Elastic Kubernetes Services) no ambiente de produção de aplicações, o que resultou numa redução na ordem de 70% comparado ao modelo anterior de instâncias do tipo on-demand.
“A nossa busca pela excelência digital está em constante evolução, e a cada aplicação migrada avançamos um passo em direção à transformação completa. Por meio da tecnologia de nuvem, alcançamos uma eficiência impecável, com redução de custos e aprimoramento contínuo da experiência dos nossos clientes”, finaliza o executivo.