sexta-feira, março 29, 2024
Home News GE investe em soluções digitais para monitoramento e diagnóstico dos pacientes

GE investe em soluções digitais para monitoramento e diagnóstico dos pacientes

por Redação
0 comentário

A GE Healthcare participou  da 25ª edição da Feira+Fórum Hospitalar, com foco em desenvolver soluções para melhorar a monitorização,  acompanhamento e o diagnóstico dos pacientes, além de aumentar a produtividade das instituições médicas, a empresa apresenta equipamentos e softwares que auxiliam os especialistas a darem mais foco ao que realmente importa: os pacientes.

“É pensando em toda a cadeia de saúde, desde as instituições médicas até os pacientes, que conseguimos trazer para o Brasil soluções realmente impactantes para o mercado local. A GE é líder no desenvolvimento de equipamentos médicos e fazemos isso com o objetivo de melhorar a saúde das pessoas”, afirma Luiz Verzegnassi, Presidente & CEO da GE Healthcare da América Latina.

Anestesias digitais para cirurgias mais eficazes

Durante as cirurgias, o trabalho do anestesiologista vai além do acompanhamento dos pacientes enquanto eles estão sedados. Esses especialistas são responsáveis pelo controle de diversas funções que mantém os pacientes vivos durante o procedimento. Para facilitar e otimizar esse processo, a GE desenvolveu uma solução de gerenciamento de informações anestésicas chamada Carestation Insights. Ela é uma plataforma digital avançada que ajuda os profissionais da saúde a tomarem decisões mais assertivas baseadas em análise e combinação de dados.

Em outras palavras, é um conjunto de aplicativos que produz análise de dados a partir de informações coletadas nas máquinas de anestesia dos centros cirúrgicos. Os algoritmos, desenvolvidos e aperfeiçoados durante o projeto piloto no Hospital Universitário de Christchurch, na Nova Zelândia, agora estão disponíveis para que anestesiologistas brasilerios tenham uma melhor visibilidade do paciente e um melhor controle dos gases anestésicos. O Carestation Insights é o primeiro “Digital Twin” de saúde aplicável no Brasil, tecnologia da GE que cria a representação virtual de uma máquina, como um gêmeo digital.

A solução Carestation Insights é instalada no sistema de distribuição de anestesia Aisys CS², que também é totalmente digital. O Aisys CS² envia mais de 300 pontos de dados para a nuvem, incluindo valores de ventilação e gás, alarmes, status da máquina e códigos de erro. Com foco em precisão digital e simplicidade, a solução foi desenvolvida para dar suporte aos departamentos de anestesiologia, biomedicina e administração das instituições médicas.

Softwares para cuidar da saúde do coração

A cardiopatia isquêmica, uma das responsáveis pelo conhecido ataque cardíaco, e pelo acidente vascular cerebral (AVC) foi responsável por um total de 15 milhões de mortes em 2015. Essas doenças têm permanecido como as principais causas de morte nos últimos 15 anos, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Para avaliar a saúde do coração, médicos por todo o mundo utilizam diversas ferramentas de monitoramento, como os eletrocardiogramas (ECGs). Esse exame consiste na elaboração de um gráfico que registra as oscilações elétricas resultantes da atividade do músculo cardíaco e interpretá-lo nem sempre é tão simples quanto se imagina.

Gerenciar o volume de um holter, dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca de pacientes por 24 horas ou mais, pode ser um desafio para muitos cardiologistas. Com o  CardioDay Holter ECG é possível manter os altos padrões de qualidade, ao mesmo tempo que se alcança um alto rendimento nos procedimentos executados.

O CardioDay oferece uma combinação poderosa de qualidade clínica e vantagens de fluxo de trabalho. Com uma impressionante velocidade analítica, o software ainda permite que os técnicos controlem os principais pontos de análise do estudo, de forma que os dados são apresentados graficamente com uma clareza visual que permite uma operação rápida e intuitiva.

Nesse contexto de exames cardíacos, a GE apresenta outra solução inovadora: o Sistema de Informação Cardiológica MUSE. Similar a um banco de dados avançado, o MUSE integra, gerencia e agiliza o fluxo de informações cardíacas, permitindo entrega, distribuição e análise de dados mais rápidas.

Em casos de emergências, como suspeitas de infartos, por exemplo, o MUSE faz a análise dos ECGs progressivamente, avaliando as alterações da atividade cardíaca, indicando soluções e auxiliando no diagnóstico do paciente. Com isso, o software promove uma maior eficiência no fluxo de trabalho em toda a unidade de saúde, para melhorar o andamento do paciente e geração de relatórios mais rápida.

Arcos cirúrgicos para procedimentos com maior eficiência

Para os centros cirúrgicos, a GE está apresentando o novo arco OEC Elite™ CFD. Esse é o sistema móvel de aquisição de imagens com detector digital que entrega melhor qualidade de imagem, com menor dose de radiação, sem perder suas principais características: maior resolução e clareza na imagem, facilitando os profissionais médicos na hora dos procedimentos.  O OEC Elite CFD foi projetado para um fluxo de trabalho mais inteligente, graças ao seu design intuitivo e aberto, que pode minimizar obstruções mesmo em salas cirúrgicas muito pequenas.

Tecnologia para situações de choque

Versátil e inovador, o novo Venue é um sistema de Ultrassom Point of Care, que traz como uma das principais características o gerenciamento de pacientes críticos, já que foi projetado para ajudar a determinar rapidamente a causa do choque, enfermidade que requer cuidado imedato. Possui ferramentas automáticas que permitem obter as informações essenciais para a tomada de decisão da equipe médica, recursos que tem como foco alguns indicadores-chave, como o coração, os pulmões e a hemodinâmica do paciente.

Saúde da Mulher

Pensando nos cuidados com a mulher e na importância de elas estarem cada vez mais empoderadas sobre a própria saúde, a GE Healthcare tem desenvolvido uma série de equipamentos que estão focados no bem-estar feminino. Um deles é o novo mamógrafo digital Senographe Crystal NOVA, que ajuda hospitais e clínicas a transformarem o modo como oferecem o cuidado com as mulheres, atendendo diferentes tipos de mamas

Suas características combinam compressão precisa da mama com a personalização para cada paciente, de acordo com o tipo de mamas. Pesquisas realizadas pela GE mostram que, somados, esses fatores levam a um aumento de produtividade de até 76% mais do que um mamógrafo analógico, aumentando, em média, o atendimento de 18 pacientes por hora. O mamógrafo também vem com um design arredondado para dar uma sensação menos agressiva às pacientes, além de manter uma temperatura agradável, próxima a temperatura ambiente, no detector para a realização do exame.

Digitalização em prol da Saúde

Outro importante foco da empresa durante a Hospitalar é promover soluções de conectividade armazenamento e análise de dados. Visando criar uma maior integração entre instituições de saúde e facilitar a troca de informações de pacientes, a GE Healthcare desenvolveu o Centricity Clinical Archive (CCA), uma solução para armazenar dados de diferentes extensões (DICOM e não DICOM, como jpeg, pdf, etc.) em uma mesma plataforma. Com essa solução, as equipes de atendimento passam a ter acesso a todos os dados e exames dos pacientes de maneira longitudinal, podendo tomar as decisões sobre o diagnóstico e tratamento de maneira mais rápida.

Há também uma ferramenta digital de serviços para o gerenciamento e melhor produtividade das máquinas da GE instaladas nos hospitais e clínicas. O iCenter permite insights sobre a produtividade do equipamento, os técnicos que o utilizaram e os protocolos seguidos. Utilizado em conjunto com o Online Center, solução de suporte que atende as necessidades clínicas e técnicas dos clientes de maneira remota, otimiza-se a produtividade dos equipamentos e fluxos das instituições médicas.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside