quinta-feira, março 28, 2024
Home News Valid lança plataforma VIDaaS e libera acesso gratuito a certificados digitais em nuvem para médicos

Valid lança plataforma VIDaaS e libera acesso gratuito a certificados digitais em nuvem para médicos

por Redação
0 comentário

A regulamentação emergencial para telemedicina e prescrição eletrônica por conta da pandemia de Covid-19 mobilizou a Valid, emrpesa de soluções seguras para identificação e rastreabilidade de dados, a oferecer certificados digitais em nuvem gratuitamente aos médicos com registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) em todo o país.

O certificado estará integrado à nova plataforma de identificação segura VIDaaS (Valid Identity as a Service). O app, disponível em Android e iOs, deverá funcionar como um “passaporte digital universal”, uma vez que reunirá diversos documentos em um só lugar e com total mobilidade (smartphone, computador ou notebook).

A iniciativa está aberta a todos os 500 mil profissionais registrados no CFM para profissionais que aderirem à campanha até 31 de maio e o certificado digital emitido terá validade de um ano. O certificado é a única solução que possibilita assinar o registro de informações médicas, autorizar exames e prescrever alguns tipos importantes de receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de validação de todos os dados e sem a necessidade de impressão em papel.

O lançamento da nova plataforma VIDaaS marca ainda mais um avanço da companhia em soluções cada vez mais digitais para facilitar a vida dos usuários. O certificado digital em nuvem pode ser acessado de qualquer dispositivo, onde e quando seu titular precisar, bastando ter apenas uma conexão à Internet, sem exigir o uso de mídia (token ou cartão).

Outro diferencial é a tecnologia Connect Valid, que possibilita ao titular acessar qualquer sistema legado apenas com o aplicativo instalado no computador. É o Connect que faz com que o sistema operacional (qualquer Windows) encontre e identifique o certificado digital em nuvem automaticamente para realizar as transações e operações, inclusive efetivar a assinatura de documentos como contratos, declarações, procurações e formulários em PDF utilizando o seu certificado. A funcionalidade é ainda mais oportuna neste momento de distanciamento social, uma vez que o médico poderá assinar seu receituário eletrônico direto pelo smartphone, computador ou notebook.

Como camada de segurança, as chaves dos certificados ficam armazenadas em um Data Center de nível máximo de compliance, sempre em um servidor HSM (Hardware Security Module), em um Prestador de Serviço de Confiança (PSC Valid).

Toda a jornada de acesso e uso do certificado foi desenhada para oferecer uma experiência prática e intuitiva. Depois de cadastrar os dados na página  https://cfm.validcertificadora.com.br/ e ter as informações validadas com o CFM, basta criar uma senha de uso do app e em seguida, informar o número do ticket e a senha do certificado, cadastrada na etapa de validação.

“Estamos lançando uma plataforma que garante identificação segura no ambiente digital. Nesse momento sem precedentes faz todo sentido oferecer um pouco da nossa experiência em identificar com segurança pessoas, objetos e transações em favor da sociedade”, avalia Carlos Affonso D´Albuquerque, CEO da Valid.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside