Shift e AFIP agilizam resultado de testes da covid-19

A Shift, empresa especializada em Tecnologia da Informação para medicina diagnóstica, e a Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP) estão trabalhando em conjunto para agilizar o processo de diagnóstico dos testes da covid-19 em âmbito nacional. Por parte da Shift, a empresa é responsável pelo interfaceamento dos equipamentos da AFIP com o sistema Shift LIS, que faz integração e sincronização de todas as informações sobre o paciente e os exames que ele realizou. Dessa forma, os resultados dos laudos são liberados de maneira mais rápida e eficiente.

Nesse processo, a Shift também apoiou o laboratório na definição das regras de negócio para liberação dos laudos, acompanhando a operação e trabalhando em melhorias contínuas para melhor atender à demanda.

No sentido de agilizar o diagnóstico, devido à alta demanda por testes, o Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista, vinculado à Secretaria Estadual da Saúde, autorizou a realização de testes pelos laboratórios da AFIP Medicina Diagnóstica, considerada a maior instituição de análises clínicas da rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação reduziu o tempo de processamento e divulgação dos resultados no Estado de São Paulo, após a habilitação oficial do laboratório AFIP para realização do teste de covid-19 por RT-PCR.

“É muito gratificante, por meio da tecnologia desenvolvida pela Shift, poder contribuir com um cliente de grande abrangência que atua como linha de frente no diagnóstico de covid-19”, destaca Marcelo Lorencin, fundador e presidente da Shift. Segundo ele, o sistema Shift LIS oferece um processo mais ágil e seguro, uma vez que com a interface dos resultados o cliente elimina etapas manuais de avaliação, interpretação de resultados, além da rastreabilidade total dos processos e da conformidade do sistema com as normas de acreditação.

“Por meio desse trabalho desenvolvido com a AFIP conseguimos automatizar as etapas descritas anteriormente e a consequência para a população é receber o diagnóstico de forma mais rápida e segura, através de um processo 100% automatizado em relação aos resultados reportados”, comenta Lorencin.

A AFIP, entidade sem fins lucrativos, tem abrangência nacional, está presente em nove estados e mais de 30 cidades, sendo o maior laboratório de análises clínicas da rede ambulatorial do SUS, responsável por 6,4% da produção no Brasil e 22% da produção no Estado de São Paulo. Realiza cerca de 70 milhões de exames por ano, com capacidade instalada para até 100 milhões.

A Shift é uma empresa brasileira especializada em Tecnologia da Informação para medicina diagnóstica. Fundada em 1992 e com atuação em 22 Estados brasileiros, na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, vem desenvolvendo inovações tecnológicas para fornecer mais eficiência, agilidade e competitividade para o segmento laboratorial no Brasil e na América Latina.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários