Nuance da Microsoft desenvolve app de anotações para médicos com GPT-4

A Nuance Communications da Microsoft anunciou uma nova ferramenta de documentação clínica que usa a versão mais recente do modelo de linguagem de inteligência artificial da OpenAI, GPT-4. A empresa disse que o app Dragon Ambient eXperience (DAX) Express elabora notas clínicas em segundos a partir de conversas com pacientes conduzidas por telessaúde ou pessoalmente. O aplicativo se baseia em seu produto de documentação DAX lançado em 2020.

A Microsoft, que concluiu a aquisição da Nuance por cerca de US$ 16 bilhões no ano passado, também fez investimentos significativos na OpenAI, fabricante do ChatGPT e seu sucessor GPT-4. O ChatGPT foi lançado no final de novembro e o banco suíço UBS estimou que o chatbot de inteligência artificial atingiu 100 milhões de usuários ativos em dois meses. A OpenAI revelou a nova versão, o GPT-4, na semana passada.

A Nuance disse que o DAX Express estará disponível em visualização privada a partir de junho nos EUA.

“A Nuance e a Microsoft se uniram com o objetivo de ajudar a transformar digitalmente a saúde, e hoje estamos marcando o próximo passo na evolução contínua de soluções baseadas em IA para prestadores de cuidados sobrecarregados”, disse Mark Benjamin, CEO da Nuance, em uma declaração. “Pegamos o poder e as capacidades avançadas de raciocínio do GPT-4 e o integramos em nossas comprovadas tecnologias de IA focadas em resultados de maneira testada e responsável. Nossa combinação de última geração de IA de conversação, ambiente e generativa acelerar o avanço do ecossistema de prestação de cuidados além do que a Nuance ou a Microsoft poderiam ter alcançado separadamente – expandindo nosso portfólio abrangente de soluções que atendem à nossa visão de melhorar a qualidade dos cuidados e oferecer suporte a resultados aprimorados para as próximas gerações.”

A Nuance está lançando a mais recente ferramenta de documentação de IA como uma forma de diminuir a carga sobre a força de trabalho já sobrecarregada dos profissionais de saúde. O esgotamento do médico aumentou durante a pandemia de Covid-19, e os médicos às vezes apontaram a usabilidade do EHR como um dos principais fatores de frustração.

Outras empresas de saúde digital e gigantes da tecnologia se concentraram na criação de ferramentas para melhorar as experiências dos médicos com a documentação. O Google, que acaba de lançar seu próprio concorrente de chatbot chamado Bard, também lançou ferramentas que visam criar resumos da condição de um paciente e exibir informações relevantes.

A Abridge, uma startup que usa IA para gravar e resumir conversas entre profissionais e pacientes, levantou US$ 12,5 milhões em financiamento da Série A-1. A empresa recentemente fez parceria com o sistema de saúde da Universidade de Kansas para usar suas ferramentas com os médicos do sistema de saúde. Com agências de notícias internacionais.

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