Amarq anuncia a criação de healthtech para integrar soluções de saúde para as empresas

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A Amarq, consultoria estratégica em saúde, anunciou a criação de uma healthtech para integrar soluções e personalizar jornadas de cuidado e apoiar a redução de custos das empresas, tudo isso com base em três grandes pilares: saúde física, saúde emocional e DHO (Desenvolvimento Humano Organizacional). A startup nasceu em fevereiro deste ano a partir de uma série de pilotos com soluções de saúde desintegradas, realizados com a carteira de 100 mil vidas da Amarq, desde o início da pandemia.
“Um dos maiores desafios hoje no mercado de saúde é a integração de dados que envolvem a operadora e seguradora de saúde com os dados dos prontuários médicos, o que cria um abismo no cuidado das pessoas. Se não temos esses dados integrados, não conseguimos fazer uma gestão de saúde eficiente para as empresas, o que resulta no aumento nos custos com saúde, que é o que vemos atualmente no mercado. A interoperabilidade do Boon pode gerar um acompanhamento de saúde mais assertivo com equidade”, destaca Mariana Marques, CEO da Amarq e do Boon.  
De acordo com dados de 2023 da Vigilância Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), para as 27 cidades pesquisadas, a frequência de diagnóstico médico de Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), por exemplo, foi de 27,9%, mantendo-se maior entre mulheres (29,3%) do que entre homens (26,4%) e maior entre os indivíduos de 55 a 64 anos de idade (média de 50,1%) e maiores de 65 anos (média de 65,1%).  
“Os estudos do setor apontam que pessoas com doenças crônicas podem aumentar em 7 vezes os custos com despesas médicas das empresas. Atuar nos fatores de risco pode eliminar 80% das doenças cardiovasculares e diabetes tipo II, e 40% dos vários tipos de câncer, o que consequentemente diminui os custos das empresas”, diz Mariana. Com mais de 30 clientes e 15 mil membros em sua base, o Boon projeta ter 50 mil membros até 2025. Segundo a executiva, os dados do Boon já mostram uma redução de sinistralidade e absenteísmo que varia entre 10% e 15%.
Após a contratação da solução integrada, o time da healthtech realiza um mapeamento de saúde dos colaboradores das empresas para entender o perfil populacional, depois estratifica o risco da população e então encaminha as pessoas para o benefício que mais se encaixa para o usuário, tudo isso com jornadas personalizadas construídas dentro do WhatsApp. O objetivo é aumentar o engajamento dos benefícios contratados. 

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