Interoperabilidade avançada garante cuidado integral para 19,7 milhões de beneficiários Unimed

A interoperabilidade de dados se tornou indispensável para garantir agilidade e eficiência no setor de saúde. E em um sistema como o de cooperativas da Unimed, presente em 92,5% do território nacional, uma solução consolidada e confiável para garantir atendimento de qualidade torna-se prioridade. Neste ano, a Interall deu mais um passo importante ao ampliar o contrato com a InterSystems, que passa a ser a plataforma exclusiva para seu Registro Eletrônico de Saúde (RES), disponível a todas as 340 cooperativas – responsáveis por cuidar de 19,7 milhões de beneficiários no Brasil.

“Esse é um grande marco para todas as partes envolvidas. Nosso trabalho com a InterSystems começou em 2012, na Unimed Ceará. Desde então, conquistamos a confiança das federações e, neste ano, fizemos um acordo para atender todas as Unimeds que queiram trabalhar seus dados de forma mais inteligente com o RES”, afirma Luís Colombo, CEO da Interall.

O RES torna o conceito de saúde conectada uma realidade, apoiando a tomada de decisão com base em dados e fortalecendo o relacionamento entre profissionais de saúde e seus clientes. Essa plataforma oferecerá a mais de 118 mil médicos cooperados a possibilidade de trabalhar com informações completas e atualizadas de cada paciente, onde quer que eles sejam atendidos.

“A plataforma de interoperabilidade HealthShare da InterSystems garante a robustez, escalabilidade e segurança necessárias para comportar o volume, a complexidade e a criticidade da gestão dos dados gerados pelos milhões de beneficiários do Sistema Unimed. Ao expandir a interoperabilidade de dados para mais singulares e operações, amplificamos os resultados gerados pelo RES e levamos mais comodidade, segurança e qualidade da assistência ao paciente, ao mesmo tempo em que apoiamos o Sistema Unimed em sua busca por eficiência e ganhos de escala”, destaca Teresa Sacchetta, Diretora de Saúde para a InterSystems no Brasil.

O HealthShare é composto por soluções responsáveis por consolidar, normalizar, analisar e compartilhar dados entre diferentes sistemas e instituições para melhorar o cuidado e a gestão, otimizar operações e apoiar a tomada de decisão nas organizações de saúde. A plataforma, que incorpora ferramentas avançadas de análise de dados, machine learning e automação, atende centenas de milhões de cidadãos em todo mundo, suporta inúmeros padrões internacionais de interoperabilidade em saúde (como o HL7 FHIR, por exemplo) e está em conformidade com as exigências da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).

Segundo Arnaldo Passafini Neto, Diretor Superintendente da Unimed Fesp, o fortalecimento da parceria é essencial para o projeto Sinergia, iniciativa que tem como objetivo gerar sinergia nos recursos tecnológicos do Sistema Unimed. “A Interall é agora nossa solução única de dados clínicos, junto com a InterSystems, uma das maiores empresas de interoperabilidade do mundo, que já era nossa parceira e agora atua de forma exclusiva no projeto. Esta nova etapa do projeto Sinergia Dados permitirá consolidar todas as informações do Sistema Unimed em um sistema único.”

Related posts

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

Grupo Vivhas cresce e expande operações em seu primeiro ano de atividade