A interoperabilidade de dados se tornou indispensável para garantir agilidade e eficiência no setor de saúde. E em um sistema como o de cooperativas da Unimed, presente em 92,5% do território nacional, uma solução consolidada e confiável para garantir atendimento de qualidade torna-se prioridade. Neste ano, a Interall deu mais um passo importante ao ampliar o contrato com a InterSystems, que passa a ser a plataforma exclusiva para seu Registro Eletrônico de Saúde (RES), disponível a todas as 340 cooperativas – responsáveis por cuidar de 19,7 milhões de beneficiários no Brasil.
“Esse é um grande marco para todas as partes envolvidas. Nosso trabalho com a InterSystems começou em 2012, na Unimed Ceará. Desde então, conquistamos a confiança das federações e, neste ano, fizemos um acordo para atender todas as Unimeds que queiram trabalhar seus dados de forma mais inteligente com o RES”, afirma Luís Colombo, CEO da Interall.
O RES torna o conceito de saúde conectada uma realidade, apoiando a tomada de decisão com base em dados e fortalecendo o relacionamento entre profissionais de saúde e seus clientes. Essa plataforma oferecerá a mais de 118 mil médicos cooperados a possibilidade de trabalhar com informações completas e atualizadas de cada paciente, onde quer que eles sejam atendidos.
“A plataforma de interoperabilidade HealthShare da InterSystems garante a robustez, escalabilidade e segurança necessárias para comportar o volume, a complexidade e a criticidade da gestão dos dados gerados pelos milhões de beneficiários do Sistema Unimed. Ao expandir a interoperabilidade de dados para mais singulares e operações, amplificamos os resultados gerados pelo RES e levamos mais comodidade, segurança e qualidade da assistência ao paciente, ao mesmo tempo em que apoiamos o Sistema Unimed em sua busca por eficiência e ganhos de escala”, destaca Teresa Sacchetta, Diretora de Saúde para a InterSystems no Brasil.
O HealthShare é composto por soluções responsáveis por consolidar, normalizar, analisar e compartilhar dados entre diferentes sistemas e instituições para melhorar o cuidado e a gestão, otimizar operações e apoiar a tomada de decisão nas organizações de saúde. A plataforma, que incorpora ferramentas avançadas de análise de dados, machine learning e automação, atende centenas de milhões de cidadãos em todo mundo, suporta inúmeros padrões internacionais de interoperabilidade em saúde (como o HL7 FHIR, por exemplo) e está em conformidade com as exigências da Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD).
Segundo Arnaldo Passafini Neto, Diretor Superintendente da Unimed Fesp, o fortalecimento da parceria é essencial para o projeto Sinergia, iniciativa que tem como objetivo gerar sinergia nos recursos tecnológicos do Sistema Unimed. “A Interall é agora nossa solução única de dados clínicos, junto com a InterSystems, uma das maiores empresas de interoperabilidade do mundo, que já era nossa parceira e agora atua de forma exclusiva no projeto. Esta nova etapa do projeto Sinergia Dados permitirá consolidar todas as informações do Sistema Unimed em um sistema único.”