Projeto de hospital 100% SUS está entre iniciativas de destaque apresentadas por Curitiba em prêmio

Um projeto do Hospital Universitário Cajuru foi uma das iniciativas apresentadas por Curitiba ao Intelligent Community Forum (ICF), organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa de políticas para comunidades inteligentes. Com um conjunto de boas práticas impulsionado por seu ecossistema de inovação, o Vale do Pinhão, que envolve prefeitura, universidades, empresas, instituições e sociedade civil, a capital paranaense foi reconhecida, na segunda-feira (04), como a comunidade mais inteligente do mundo. Em menos de um ano, a cidade conquistou sete prêmios internacionais por iniciativas inovadoras como cidade inteligente, transparência, governança, urbanismo, combate à fome e educação.

“Somos a única cidade do mundo premiada nos dois rankings mais importantes de cidades inteligentes, o World Smart City Awards, de Barcelona, e o Seoul Smart City Prize, e agora também como Comunidade Mais Inteligente de 2024 pelo ICF. São reconhecimentos mundiais que comprovam que em Curitiba a inovação é um processo social para melhorar a vida das pessoas”, destaca o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

A premiação é realizada anualmente e reflete os esforços contínuos de Curitiba em utilizar a inovação e a tecnologia digital para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. O reconhecimento foi possível pela apresentação de mais de 20 projetos, de âmbito público e privado, como o programa de audiências públicas “Fala Curitiba”, a criação do ecossistema de inovação “Vale do Pinhão” e o programa “Curitiba Mais Energia” são exemplos de projetos que contribuíram para essas conquistas.

Campanha Som da Vida

Dentre os projetos realizados na cidade, a Campanha Som da Vida foi uma das contribuintes para tornar Curitiba a comunidade mais inteligente do mundo. Promovida pelo Hospital Universitário Cajuru, instituição 100% SUS e referência no atendimento de traumas em Curitiba, a iniciativa une inteligência artificial e humanização para criar músicas personalizadas para pacientes, utilizando a tecnologia de uma maneira criativa, para amenizar o peso de momentos difíceis.

Com informações sobre as histórias de vida, personalidades e gostos musicais de cada paciente, incluindo aqueles em cuidados paliativos e de longa permanência, uma ferramenta de IA compôs canções personalizadas. As mensagens otimistas, de conforto e esperança foram pensadas para refletir a essência de todo indivíduo, resultando em composições tocantes para os pacientes.

“Esse projeto tem como objetivo mostrar o quanto o Hospital Universitário Cajuru é diferente de outros hospitais 100% SUS. Optamos pelo uso da inteligência artificial, que normalmente é vista como uma ferramenta racional e distante, para tocar pessoas em situação de fragilidade de uma forma humana, emocionante e singular”, comenta a coordenadora de Marketing dos Hospitais Universitário Cajuru e São Marcelino Champagnat, Larissa Tadra. Ela destaca que a comunicação, aliada ao impacto social, são dois pilares essenciais para o sucesso do projeto na garantia do diferencial humanizado. “Além de impactar pessoas, o alcance conquistado com a campanha aumentou o percentual de recursos captados para o hospital e, acima de tudo, ilustrou o diferencial do atendimento na prática. São inúmeras pessoas envolvidas nesse projeto para fazer a humanização acontecer. Estamos extremamente orgulhosos de ser parte ativa dessa conquista e contribuir para que Curitiba se destaque como um exemplo global”, finaliza.

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