Prótese de mão usa IA para captar movimentos de amputados

Alunos do curso de engenharia de automação e controle da FEI receberam na última terça-feira, 27, a premiação do InovaFEI, que reconhece e premia os  trabalhos de conclusão de curso mais inovadores de graduação, desenvolvidos por alunos de todos os cursos da instituição. O projeto vencedor da categoria inovação, a principal da noite, foi o Sheikah Arm, um protótipo de prótese mioelétrica de mão desenvolvida em uma impressora 3D.

“A prótese que nós construímos usa inteligência artificial para detectar o movimento que as pessoas querem fazer. Isso é algo pouco encontrado no mercado, podemos dizer que é um diferencial do nosso  projeto. O uso de IA na prótese faz com que o processo de adaptação seja mais rápido e os movimentos mais naturais  com uma prótese mais independente”, destaca Ricardo Matheus (foto), um dos  alunos responsáveis pelo projeto.

A ideia da prótese é que a intenção do usuário seja detectada pela  utilização de técnicas de aprendizado de máquina para o reconhecimento  de padrões de sinais mioelétricos de superfície. Para o grupo, a prótese de mão é uma necessidade vital para a  sociedade, pois promove inclusão e qualidade de vida aos indivíduos amputados. Além de restaurar habilidades perdidas, proporciona  autonomia, autoestima e igualdade de oportunidades, assegurando a  participação plena na sociedade.

Além da premiação principal, cada curso da FEI teve seus vencedores individuais. Também entraram no pódio do prêmio de inovação, o projeto  de aplicação de baterias de segunda vida como solução da problemática  energética, realizado por alunos de engenharia elétrica e o trabalho  dos alunos de engenharia de materiais, que abordou a influência da incorporação de rejeitos industriais de ionômero nas propriedades mecânicas do polipropileno copolímero heterofásico.

Em 2023, os alunos trouxeram para o InovaFEI alguns projetos que  buscam solucionar desafios da sociedade nas áreas de saúde,  mobilidade, energias renováveis, logística e administração, com foco  em inovação e tecnologia alinhadas as principais tendências de cada um  dos cursos da instituição.

Related posts

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

Grupo Vivhas cresce e expande operações em seu primeiro ano de atividade

Oral Sin investe em tecnologia para potencializar gestão e experiência do paciente