Afya encerra primeiro semestre com receita líquida de R$ 1,4 bilhão

A Afya anunciou os resultados financeiros e operacionais do segundo trimestre e o consolidado do primeiro semestre do ano, que confirmam o crescimento sustentável do hub de formação e soluções digitais para estudantes de medicina e médicos do país. A receita líquida ajustada no segundo trimestre foi de R$ 712,2 milhões, crescimento de 23,6% na comparação com o mesmo período de 2022. O Ebitda ajustado foi de R$ 268,2 milhões, alta de 21,8%, com margem Ebitda ajustada de 37,7%.

Assim como no segundo trimestre, o retrospecto da Afya no consolidado do primeiro semestre de 2023 é muito positivo. No período, a receita líquida ajustada foi de R$ 1,4 bilhão, aumento de 24,3% na comparação com igual período de 2022. Já o Ebitda ajustado foi de R$ 598,4 milhões, avanço de 21,9%, com a margem Ebitda ajustada de 42,1%. A conversão de caixa foi de 98,9%, levando à posição de caixa, no final de junho, a R$ 741,2 milhões. A empresa também reafirmou o guidance informado ao mercado para o final de 2023 de receita líquida ajustada entre R$ 2,75 milhões e R$ 2,85 milhões, e Ebitda ajustado entre R$ 1,1 bilhão e R$ 1,2 bilhão.

Na frente educacional, a empresa atingiu 20.790 alunos de graduação em medicina matriculados em 30 unidades de 14 estados — alta de 18,4% em relação ao mesmo período de 2022 — e 3.163 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação. Nos demais cursos da área da saúde, a Afya atingiu 21.117 alunos no período, além de 24.545 alunos de outras áreas, totalizando 66.452 alunos de graduação. Em educação continuada, são 4.646 médicos matriculados em cursos de pós-graduação e especialização em 16 cidades brasileiras, aumento de 31,1% comparado ao mesmo período do ano passado.

Já no segmento de soluções digitais para médicos, a Afya também encerrou o trimestre com importantes avanços: são cerca de 282 mil usuários ativos por mês, entre médicos e estudantes de medicina. Isso significa que 1 em cada 3 médicos e estudantes de medicina do país é usuário de pelo menos uma solução digital da Afya.

“Em soluções digitais especificamente, a receita líquida cresceu 28% comparado ao mesmo período de 2022. É a confirmação da nossa estratégia, iniciada em 2020, em plena pandemia, seja na oferta de soluções para estudantes e médicos, que chamamos de B2P (business to physician), sejam aquelas para o mercado B2B, especialmente as indústrias farmacêuticas, com as quais já temos mais de 100 contratos. Na frente de formação e atualização médicas, também estamos avançando com consistência em base de alunos. Tudo isso se reflete nos indicadores financeiros, como receita líquida e EBITDA, que cresceram significativamente em 2023”, destaca Virgilio Gibbon, CEO da Afya.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina