Aplicativo ajuda no atendimento de emergência ao AVC, além de prevenção

O aplicativo AVC BR oferece acesso rápido e gratuito a informações essenciais sobre sinais e sintomas do AVC, prevenção, educação e locais de atendimento especializado - imagem - divulgação

A tecnologia vem sendo grande aliada da saúde em diversas frentes, entre elas, no enfrentamento ao Acidente Vascular Cerebral, doença que tem data celebrada mundialmente neste 29 de outubro e que é umas principais causas de morte e incapacidade no mundo. Um aplicativo denominado AVC BR foi desenvolvido para ser uma ferramenta essencial de acesso rápido e gratuito às principais informações sobre os sinais e sintomas do problema, suas formas de prevenção, além de informações educativas e locais de atendimento especializado.

O AVC causou o óbito de 39.345 brasileiros de janeiro a 20 de agosto, segundo os dados mais recentes do Portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela ARPEN Brasil (Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais). O número equivale a seis óbitos por hora, estatística alarmante, ainda mais quando 90% dos AVCs podem ser prevenidos se controlados os fatores de risco, além da adoção de hábitos saudáveis.

“Com foco em prevenir, educar e auxiliar usuários a chegar o mais rápido possível a uma unidade especializada, o AVC BR é essencial no combate a uma das doenças mais letais e incapacitantes do mundo”, fala a pesquisadora e neurologista, Dra. Sheila Ouriques Martins, que preside a Rede Brasil AVC e a World Stroke Organization (WSO).

Como funciona

No app, na tela principal, o botão vermelho é focado nos Sintomas, exibindo ilustrações com os principais sinais e sintomas do AVC. Cada página contém descrições detalhadas e links para canais de referência recomendados pelo conselho editorial do aplicativo, proporcionando informações adicionais sobre os sintomas apresentados.

O botão laranja trata sobre Prevenção, levando a telas ilustradas com atitudes e hábitos saudáveis que podem prevenir até 90% dos casos de AVC. Também inclui descrições e links para canais de referência sobre prevenção.

O botão verde é a área da Educação, apresentando logomarcas, links e descrições das principais instituições que atuam na educação, pesquisa e orientação sobre o AVC.

O botão Azul, de Serviços, traz lista centros especializados no tratamento do AVC em um raio de 100 km, incluindo logomarcas, endereços, telefones e modalidades de atendimento (SUS, particular ou misto). Também informa sobre clínicas e unidades de reabilitação especializadas no atendimento a pacientes que sofreram AVC. “Estamos cadastrando os Centros de AVC e vai ser parte importante também do Programa de Certificação dos Centros de AVC. Se tiver que escolher uma função, a função mais importante é identificar os Centros de AVC agudos no Brasil, que em qualquer lugar que a pessoa estiver, ela vai poder identificar para qual hospital precisa se dirigir, possibilitando que se direcione para o local certo, no menor tempo possível para receber o tratamento do AVC o quanto antes, pois quanto mais rápido, maior a chance de diminuir ou até evitar as sequelas”, ressalta Dra. Sheila.

O Brasil possui 293 Centros especializados para atendimento de AVC, sendo metade hospitais públicos. Do total, 119 são hospitais como Centros de AVC do Ministério da Saúde e recebem recurso para equipe e tratamentos e 13 são de alta complexidade para trombectomia mecânica, o tratamento mais avançado para o AVC.

Por fim, o botão vermelho e amarelo, intitulado “Estou tendo um AVC”, abre um pop-up com um passo a passo dos procedimentos emergenciais a serem seguidos em caso de suspeita de AVC.

Outras funcionalidades

O rodapé do aplicativo traz outras importantes funcionalidades. O ícone Telefone Verde permite cadastrar até três números telefônicos de pessoas, instituições ou serviços que possam prestar socorro em caso de AVC.

O botão Vermelho SAMU 192, ao ser clicado, abre uma tela de discagem para ligar diretamente para a central do SAMU 192 da região com apenas mais um toque. “Esse também é um botão muito importante dentro do aplicativo, dando agilidade para acionar o socorro e o atendimento ser feito o mais rápido possível”, destaca a presidente da Rede Brasil AVC.

O botão Azul, Hospitais, exibe uma lista de unidades hospitalares próximas da sua localização, utilizando o serviço de GPS, permitindo ao usuário escolher àquela mais perto para atendimento em caso de AVC.

“O aplicativo AVC BR é uma ferramenta essencial para a prevenção, educação e atendimento emergencial em casos de Acidente Vascular Cerebral. Com informações especializadas e funcionalidades intuitivas, o AVC BR ajuda na identificação rápida dos sintomas, incentiva hábitos saudáveis e facilita o acesso a cuidados médicos urgentes, contribuindo de forma significativa para a saúde pública”, conclui Dra. Sheila.

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente