Frente Parlamentar de Dispositivos Médicos e Tecnologia para a Saúde tem apoio da ABIMED

No dia 2 de dezembro, quinta-feira,  a partir das 10h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, acontecerá o lançamento oficial da Frente Parlamentar de Dispositivos Médicos e Tecnologia para a Saúde. Coordenada pelo Deputado Frederico d’ Avila e reunindo cerca de 20 parlamentares, a Frente foi constituída em março de 2021 para fortalecer e representar um dos mais importantes setores no Estado. A Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para a Saúde (ABIMED) é uma das apoiadoras do surgimento da Frente e estará representada no lançamento pelo seu presidente executivo, Fernando Silveira Filho.

Reunindo fabricantes, importadores e distribuidoras de produtos para a saúde em todo o país, o setor de dispositivos e equipamentos médicos é responsável direto pelo emprego de mais de 140 mil trabalhadores diretos e qualificados e possui mais de 60.000 (sessenta mil) itens registrados na ANVISA, segundo dados da própria agência. Porém, em razão da falta de conhecimento de todas as especificidades do setor, há o errado entendimento de que dispositivos e equipamentos médicos também fazem parte do setor de medicamentos, causando grandes prejuízos ao segmento principalmente ao tratar-se de políticas públicas.

A partir dessa realidade, buscou-se um diálogo e uma aproximação com o Poder Legislativo para que o setor tivesse maior protagonismo e representatividade dentre os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP. Foi a partir desses diálogos que, conjuntamente com o Deputado Frederico d’ Avila, surgiu a ideia de constituir uma Frente Parlamentar para representar o segmento. Assim, conforme o Ato n° 13 do Presidente da ALESP, Deputado Carlão Pignatari, do dia 18 de março de 2021, foi constituída a Frente Parlamentar de Dispositivos Médicos e Tecnologias para a Saúde.

Seu principal objetivo é alinhar as especificidades e interesses do setor com as propostas e ações legislativas, trazendo e fomentando as discussões no âmbito estadual. Em pouco tempo de existência, já foi possível realizar algumas ações em prol do setor de dispositivos e equipamentos médicos. “A ABIMED e as demais entidades representativas do setor buscarão sempre contribuir, por meio da Frente Parlamentar, com o Poder Legislativo do Estado de São Paulo, na elaboração de uma legislação que permita, cada vez mais, o acesso da população do Estado a todas as tecnologias, dispositivos, equipamentos e serviços de saúde disponíveis, bem como a construção de um cenário favorável para a implantação das melhores políticas públicas de saúde para o cidadão paulista”, destaca Fernando Silveira Filho.

Related posts

Multinacional espanhola de reabilitação cognitiva chega ao Brasil

Instituto VOAR divulga balanço do programa de saúde bucal que impactou mais de 3,5 mil pessoas no litoral norte da Bahia

DHL Group adquire a CRYOPDP da Cryoport para fortalecer logística no mercado de saúde